A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Resumo
No âmbito brasileiro, conhecimentos inerentes à informática e programação de computadores são em maioria restritos apenas aos estudantes da área, mesmo que muitas profissões relacionem-se com esse ramo. Conhecer como os computadores funcionam tem-se tornado fundamental e deveria estar alinhado ao ensino de outras disciplinas do ensino básico, como: Biologia, Química e Física. Ademais, dada a representatividade da computação no Brasil, desde 2004 discute-se sua inclusão como parte do conteúdo programático no ensino médio. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi verificar a percepção estudantil acerca da importância da programação de computadores, portanto fora aplicado um questionário aos estudantes matriculados na 3ª série do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio do IF Goiano Campus Ceres, foram feitas oito perguntas, além de sexo e idade. Do total dos voluntários que responderam o formulário, 62,8% são do sexo masculino e 37,2% feminino, a maioria possui faixa etária entre 16 e 18 anos (97,7%). Além disso, 53,5% informaram não conhecer nada de programação antes de iniciar o curso. Quanto ao conteúdo das disciplinas, 86% gostam de programar e 39,5% acharam difícil no começo do curso, mas posteriormente passaram a gostar bastante de programação de computadores. A linguagem de programação mais fácil de aprender foi listada como PHP (51,2%). Questionado dos benefícios, 93% elencaram o estímulo ao raciocínio lógico, e 72,1% gostariam de aprender em outras disciplinas. Por fim, 93% julgam importante que demais alunos possam aprender sobre linguagens de programação. Assim, os dados obtidos evidenciam a percepção dos discentes na relevância de se aprender programação de computadores juntamente a outras disciplinas, tanto para o conhecimento do funcionamento de tecnologias utilizadas diariamente, quanto para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Portanto, julgam pertinente que outros estudantes de ensino médio tenham contato com programação de computadores. Os resultados ainda podem suscitar discussões sobre a forma de inserção do conteúdo aos diversos projetos pedagógicos de ensino médio e à integração com grades curriculares.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Valle, K. C., Santana, T. S., Braga, R. B., & Braga, A. H. (2018). A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/844
Edição
Seção
Poster