A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL JATAÍ
Resumo
O presente trabalho refere-se ao estudo realizado junto aos Cursos de Licenciaturas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Jataí (REJ), por meio das disciplinas de Psicologia da Educação I e II. A disciplina de Psicologia da Educação tem como objetivo disponibilizar aos licenciandos o contato com conteúdo teóricos que os auxiliaram na compreensão das relações que se constituem no âmbito escolar, abrangendo o desenvolvimento e a aprendizagem. A proposta tem o intuito de apresentar reflexões acerca da percepção dos alunos de licenciatura, sobre a importância dessa disciplina de Psicologia da Educação na formação de professores. Para esta exposição apresentaremos as concepções dos licenciandos que estão iniciando a disciplina de Psicologia da Educação I, no primeiro semestre de 2017. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário com uma pergunta aberta aos mencionados licenciandos sobre no acreditam que a Psicologia da Educação poderia contribuir na sua formação docente. Com as respostas disponibilizadas realizamos um estudo inicial, no qual podemos verificar que esses sujeitos (os licenciandos) compreendem a importância da disciplina de Psicologia da Educação, principalmente, no que se refere ao autoconhecimento e conhecimento de seus futuros alunos. Além disso, também apontaram que a disciplina iria auxiliá-los no que diz respeito aos processos de aprendizagem e a análise dos comportamentos de seus alunos. Por fim, ainda, constamos que houve várias das respostas que mencionavam a teoria da análise de comportamento (Behaviorismo) e isso pode ter acontecido porque no momento da coleta de dados os licenciandos estavam estudando tal teoria.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Carvalho, N. A., & Domingues, I. M. C. S. (2018). A RELEVÂNCIA DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL JATAÍ. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/699
Edição
Seção
Relato de Experiência