EU, VOCÊS E O WHATSAPP NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA CRIATIVA SOB O FAZER PEDAGÓGICO
Resumo
O presente artigo nasceu a partir das experiências e do fazer pedagógico em turmas de pedagogia do 3º e 7º períodos de uma instituição pública do sudoeste goiano. Tem por objetivo apresentar o WhatsApp como uma possibilidade de ferramenta cooperativa e colaborativa com o processo ensino/aprendizagem. A diversidade presente na universidade - e consequentemente na sala de aula - pode ser vista como um suave convite à adesão a novos paradigmas e nesse cenário, as tecnologias podem ser aliadas do processo. O método utilizado foi a pesquisa-ação que, segundo Barbier (2007), coloca o pesquisador na posição de “participante engajado” e apresenta, entre outras possibilidades, a interligação entre o conhecer e o agir ou “ajuda a extrair da ação novos conhecimentos” (THIOLENT, 2011). O diálogo teórico está estruturado no aparato de autores cujas perspectivas teóricas perpassam pelo viés das tecnologias, do sujeito e/ou da aprendizagem, tais como: Masetto (2003-2007); Sacristán & Pérez (1996); Costa (2007); Larrosa (2000) e Foucault (1997). À guisa de conclusão, pontuamos que o uso WhatsApp como ferramenta tecnológica pode ser um instrumento facilitador e motivador da relação dialógica entre professor/aluno e propulsor do processo ensino/aprendizagem por ser uma estratégia acessível que pode aproximar o alunado em torno de um fazer pedagógico dinâmico e criativo.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Purificação, M. M., Schwertner, S. F., Schuck, R. J., Quartieri, M. T., & Amado, N. M. P. (2018). EU, VOCÊS E O WHATSAPP NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIA CRIATIVA SOB O FAZER PEDAGÓGICO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/697
Edição
Seção
Artigos (Fluxo Contínuo)