Archivio
-
Ciclo Revista: Vivências em Ensino e Formação
V. 8 N. 01 (2024)Publicamos o oitavo volume da Ciclo Revista: vivências em ensino e formação, com o tema “Experiências exitosas por diferentes profissionais da educação que promovem, em seu cotidiano escolar, mudanças nos processos de ensino-aprendizagem”, esta edição celebra o protagonismo de educadores que transformam a realidade escolar por meio de iniciativas inovadoras e inclusivas. São experiências que inspiram não apenas pelo resultado alcançado, mas também pelos caminhos percorridos e pelos desafios superados.
A Ciclo Revista reafirma, assim, seu compromisso com a educação e convida seus leitores a mergulharem nesta nova edição, certos de que as ideias e práticas aqui compartilhadas contribuirão para enriquecer o debate e inspirar novas ações. Que este oitavo volume seja mais um marco na construção de um futuro educacional mais inclusivo, inovador e transformador. Boa leitura -
Ciclo Revista: Vivências em Ensino e Formação
V. 7 N. 01 (2023)Publicamos o sétimo volume da Ciclo Revista: vivências em ensino e formação, com o tema “Vivências no âmbito dos cursos de licenciatura no Programa Universidade Aberta do Brasil”, contemplando estudantes, docentes, pesquisadores e demais envolvidos na oferta de cursos de licenciatura pela UAB no Brasil para publicarem suas pesquisas ou relatos de experiências.
Abrimos espaço, também, para temas que abrangem o ensino e a formação docente que somam ao histórico da Revista e a sua nova amplitude, reletindo as pesquisas no campo da educação e do ensino a nível nacional.
Portanto, os artigos deste volume tem como proposta, socializar suas vivências, uma vez que as licenciaturas, de modo geral, constituem os alicerces para a formação de professores, assegurando, assim, a qualidade da educação brasileira.
-
Ciclo Revista
V. 6 N. 01 (2022)Prestes a completar dez anos, a Ciclo Revista: Experiências em formação do IF Goiano, tem se consolidado como um importante instrumento de compartilhamento de conhecimentos e experiências no campo da Educação Profissional e Tecnológica. A revista está em sua sexta edição e originou dos debates realizados no “Ciclo de Formação”, evento coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), com o objetivo de discutir e socializar as experiências acerca das metodologias de ensino, das ações organizativas e curriculares, das rotinas administrativas e pedagógicas desenvolvidas no âmbito do IF Goiano.
Nessa sexta edição, a Ciclo Revista reúne vinte artigos inéditos que discutem o tema “Práticas educacionais durante a pandemia: vivências e aprendizados”, produzidos por docentes, técnicos administrativos e estudantes de pós-graduação do IF Goiano. Os textos tratam de questões importantes para a Educação Profissional e Tecnológica, referentes a evasão dos estudantes nos cursos técnicos e superiores no período de pandemia e as estratégias para superar o problema. Essa edição da revista analisa também os dados coletados no Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito do IF Goiano, buscando compreender os fatores que interferem no ingresso, retenção e evasão dos estudantes. Esperamos que essa publicação possa inspirar novas pesquisas e contribuir com o trabalho de professores, técnicos administrativos e estudantes no âmbito do IF Goiano e da Rede Federal. -
Ciclo Revista
V. 5 N. 01 (2021)A Ciclo Revista: Experiências em formação do IF Goiano constitui como um espaço privilegiado de socialização de experiências e conhecimentos produzidos por docentes, técnicos administrativos e alunos no IF Goiano. Originou a partir da implementação do Ciclo de Formação, realizado pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), no qual são discutidas as experiências inovadoras acerca das metodologias de ensino, das ações organizativas e curriculares, das rotinas administrativas e pedagógicas desenvolvidas no âmbito do IF Goiano.
-
Ciclo Revista
V. 3 N. 01 (2019)Neste número da revista “Ciclo Revista: Experiências em Formação no IF Goiano” apresenta-se os resultados de pesquisas, experiências administrativas e didático pedagógicas apresentadas no 3º Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação do IF Goiano (III ELPED) e 4º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano, o 4º Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (IV ELICPIBID) do Sudoeste Goiano.
-
Ciclo Revista: Experiências em Formação no IF Goiano
V. 2 N. 1 (2017)Revista de publicação anual acerca das experiências de formação pedagógica no âmbito do IF Goiano -
Anais do II Encontro de Licenciaturas e Pesquisas em Educação (ELPED)
2016Anais do II Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação (ELPED) que proporcionou o debate sobre as práticas pedagógicas e o currículo, contextualizados diante dos desafios do ensino das diversas Ciências.Almeja oportunizar um encontro entre professores atuantes em diversas modalidades de ensino, profissionais pesquisadores no campo da Educação em diferentes espaços educacionais e estudantes dos cursos de licenciaturas com vistas a contribuir de forma significativa para a formação de profissionais da educação reflexivos sobre sua prática.
O evento é organizado de forma a permitir que o público se envolva em diversas experiências, incluindo-se a realização de conferência, palestra, minicursos, oficinas, comunicações orais e pôsteres voltados à socialização de pesquisas acadêmicas e relatos de experiência -
Ciclo Revista: experiências em formação no IF Goiano
V. 1 N. 1 (2015)Revista idealizada a partir do Programa de formação para docentes e técnicos administrativos, que atuam nos diferentes níveis de ensino e áreas de conhecimento, desde os cursos de Formação Inicial até Graduação e Pós-graduação Lato e Stricto sensu.