CÍRCULOS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autori

  • Eder Alonso Castro Instituto Federal de Brasília – Campus Gama – DF
  • Walter Guarnier de Lima Júnior Centro Universitário IESB – Campus Oeste – DF

Abstract

Os “círculos de leitura e letramento literário”, expressão criada por Rildo Cosson (2014), são encontros organizados por um grupo de indivíduos a fim de ler, analisar e discutir textos da esfera literária. O projeto – Círculos de Leitura e Letramento Literário na Formação de Professores – foi uma profícua experiência de leitura e letramento literário vivenciada no segundo semestre de 2017, pelo professor regente da disciplina Literatura Infanto-Juvenil e por alguns graduandos do segundo período do Curso de Pedagogia do Centro Universitário IESB, Campus Oeste, em Ceilândia-DF, uma vez que buscou cumprir o objetivo de oferecer, aos pedagogos em formação, o desenvolvimento/aperfeiçoamento das habilidades de leitura e um maior contato com o texto literário. Os encontros, realizados semanalmente, após as aulas da disciplina, foram motivados e iniciados em decorrência das dificuldades apresentadas pelos graduandos durante a leitura dos textos literários estudados nas aulas. Os encontros eram, ainda, temáticos e os textos respeitavam esse critério. Dentre os temas, estavam: a consciência, a velhice, a solidão e a guerra. Os textos, geralmente curtos, de vários gêneros e dos mais variados autores, eram selecionados e enviados previamente, via e-mail, aos participantes. Estes, por sua vez, se encarregavam da leitura atenta do material, deixando, para os encontros, uma releitura rápida seguida da interpretação conjunta e de discussões. Como não eram obrigatórios, os encontros ocorreram com um número restrito de estudantes, uma média de dez, a cada semana. O pequeno grupo, porém, foi interessante, na medida em que facilitou a interação entre seus integrantes, potencializando o diálogo e enriquecendo as análises. Ao final, as ações realizadas revelaram (a) estudantes com o senso crítico mais aguçado, com melhora significativa das estratégias de interpretação de textos, e (b) com maior interesse pela leitura literária. Os bons resultados, obtidos com as experiências do projeto, fizeram surgir, também, uma segunda versão, mais ousada e com foco na discussão de livros inteiros, com execução prevista para o segundo semestre de 2018.

Biografie autore

Eder Alonso Castro, Instituto Federal de Brasília – Campus Gama – DF

Instituto Federal de Brasília – Campus Gama – DF

Walter Guarnier de Lima Júnior, Centro Universitário IESB – Campus Oeste – DF

Centro Universitário IESB – Campus Oeste – DF

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-09-10

Come citare

Castro, E. A., & Lima Júnior, W. G. de. (2018). CÍRCULOS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/700

Fascicolo

Sezione

Artigos (Fluxo Contínuo)