APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO PIBID MEDIADA PELOS PROFESSORES SUPERVISORES
Abstract
Esta pesquisa foi desenvolvida no contexto do Pibid e PIVIC1 do IF Goiano. Teve como objetivo identificar o papel do professor supervisor para a aprendizagem da docência dos alunos da Licenciatura em Química. O Pibid é um programa vinculado a Capes2/MEC, com o objetivo de melhorar a formação dos alunos nos cursos de licenciatura. Segundo a portaria 096/2013 o Pibid visa “incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica” (Portaria nº 96/2013, p.2).
Diante do exposto, a pesquisa foi conduzida pela questão: Que ações os professores supervisores estão mobilizando para que os licenciandos bolsistas aprendam a ser professores? Qual é o papel do professor supervisor no contexto do Pibid?
O presente texto encontra-se estruturado da seguinte forma: inicialmente será apresentado o percurso metodológico da pesquisa, posteriormente uma breve fundamentação teórica sobre os saberes necessários ao exercício da docência e atividades formativas, para, em seguida apresentar-se a análise dos dados.