OS EGRESSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IF GOIANO: CAMINHOS EM CONSTRUÇÃO

Autori

  • Sara Cristina Bernardes Correia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá
  • Dylan Ávila Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá

Abstract

A desvalorização da profissão docente têm refletido diretamente nas perspectivas encontradas tanto nos graduandos quanto nos egressos dos cursos de licenciaturas, uma vez que, a visão tida na sociedade de tal profissionalização não adere visibilidade pelo trabalho prestado. Salienta-se também, que essa falta de credibilidade pode estar relacionada com ausência de ações motivadoras durante o processo de construção da identidade docente na própria graduação (MARQUES e PEREIRA, 2002), especialmente nas instituições estabelecidas com um caráter de formação técnica, como é o caso dos IF’s. Para tanto, a presente pesquisa busca analisar os egressos de quatro campi do IF Goiano (Ceres, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí), na tentativa de distinguir o caráter de formação de cada curso, se são voltados para a prática pedagógica ou formação pela racionalidade técnica. Por referir-se de instituições que se consolidaram como escolas agrotécnicas, é essencial refletir sob o direcionamento de formação dos egressos através do esclarecimento de suas perspectivas e de suas atuais áreas de atuação. Também se torna necessário delinear caminhos para superação da formação tecnicista em cursos de licenciaturas.

Biografie autore

Sara Cristina Bernardes Correia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá

Dylan Ávila Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-09-10

Come citare

Correia, S. C. B., & Alves, D. Ávila. (2018). OS EGRESSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IF GOIANO: CAMINHOS EM CONSTRUÇÃO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/686

Fascicolo

Sezione

Artigos (Fluxo Contínuo)