POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E SUA RELAÇÃO COM O PIBID

Autori

  • Eliane Cristina Gualberto Melo Mineiro Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerias – campus Salinas
  • Edna Guiomar Salgado Oliveira Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerias – campus Salinas
  • Lílian Gleisia Alves Santos Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais - campus Salinas
  • Frederico Antonio Mineiro Lopes Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

As políticas públicas brasileiras voltadas para o campo educacional, especificamente no que concerne à educação profissional e tecnológica, vêm se adequando às transformações tecnológicas e às exigências oriundas do mercado de trabalho, além de procurar atender a determinações legalmente previstas no que tange aos direitos dos cidadãos.
Neste contexto, desde a chegada dos portugueses ao Brasil até o cenário político e econômico contemporâneo percebem-se avanços e retrocessos das políticas públicas nos diferentes níveis e modalidades de ensino, dentre elas a educação profissional, marcada por políticas que implicam diretamente os contextos local e nacional. A partir dessa ótica, o cenário mundial da globalização requer ações governamentais capazes de promover o desenvolvimento de uma educação profissional e tecnológica que atenda às exigências de um mercado de trabalho competitivo. Nesses termos, as atuais legislações brasileiras, em sua maioria, sinalizam uma preocupação com a formação dos estudantes, bem como com a sua inserção no mundo do trabalho. Assim, este estudo tem como objetivos: apresentar o IFNMG enquanto política pública de educação profissional e tecnológica; analisar as políticas públicas de formação docente nos cursos de licenciatura do IFNMG – campus Salinas, e sua relação com o PIBID.

Biografie autore

Eliane Cristina Gualberto Melo Mineiro, Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerias – campus Salinas

Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerias – campus Salinas

Edna Guiomar Salgado Oliveira, Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerias – campus Salinas

Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerias – campus Salinas

Lílian Gleisia Alves Santos, Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais - campus Salinas

Instituto Federal de Educação do Norte de Minas Gerais - campus Salinas

Frederico Antonio Mineiro Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-09-10

Come citare

Mineiro, E. C. G. M., Oliveira, E. G. S., Santos, L. G. A., & Lopes, F. A. M. (2018). POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA E SUA RELAÇÃO COM O PIBID. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/672

Fascicolo

Sezione

Artigos (Fluxo Contínuo)