AS ARTES CIRCENSES NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE UMA INTERAÇÃO MIDIÁTICA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO DEVIL STICK EXPRESSÃO CORPORAL E CRIATIVIDADE

Autori

  • Bruno Amaral Ramos Instituto Federal de Goiás

Abstract

As artes circenses são conhecimentos da cultura corporal que vem sendo
produzidos ao longo da história, devendo assim ser socializados de forma sistematizada na escola. Buscamos com o presente trabalho apresentar novas possibilidades para as aulas de Educação Física, que vem historicamente valorizando os conteúdos esportivos principalmente. Assim a partir de aulas mais dinâmicas e diferenciadas realizamos o projeto de construção do devil stick, elemento das artes circenses construído com materiais recicláveis, na Escola Evangélica Raios Brilhantes a fim de romper com esses modelos de
aulas tradicionais e levar sentidos e significados para a vida dos alunos, pois partindo da realidade social deles propomos atividades que os envolvessem despertando o interesse e o envolvimento de todos de forma a contribuir na formação humana deles. Possibilitamos então que os mesmos aumentassem seu acervo sociocultural, motor e cognitivo a partir das intervenções dinâmicas, nas quais o processo de ensino aprendizagem permitiu o desenvolvimento de sujeitos criativos, expressivos e capazes de produzirem cultura. Partindo
do diagnóstico feito na turma de 5º ano, pudemos observar o interesse dos alunos na utilização das redes sociais para se comunicarem, divertirem, passar o tempo. Além disso, descobrimos nos diálogos que eles utilizam as redes sociais também como fonte de informação que ao serem mediadas podem facilitar o processo de ensino aprendizagem entre os envolvidos, além de contribuir para a construção de novos saberes. Acreditamos que esse projeto contribuiu para o desenvolvimento das competências objetivas (saber fazer), social (interação entre os participantes do processo pessoalmente e pelo facebook) e comunicativa (desenvolvendo a autonomia, criatividade e expressão corporal). Porém, entendemos que o processo educacional demanda tempo e que os objetivos podem não ser alcançados apenas na aplicação das aulas. Acreditamos que esses conteúdos colaboram no desenvolvimento integral dos seus praticantes, pois entendemos que eles valorizam a ludicidade, a subjetividade, a
autonomia, a expressão corporal, a criatividade, entre outras variadas e ricas experiências socioculturais e motoras.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-09-05

Come citare

Ramos, B. A. (2016). AS ARTES CIRCENSES NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE UMA INTERAÇÃO MIDIÁTICA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO DEVIL STICK EXPRESSÃO CORPORAL E CRIATIVIDADE. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperato da https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/241