AS ARTES CIRCENSES NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE UMA INTERAÇÃO MIDIÁTICA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO DEVIL STICK EXPRESSÃO CORPORAL E CRIATIVIDADE
Résumé
As artes circenses são conhecimentos da cultura corporal que vem sendo
produzidos ao longo da história, devendo assim ser socializados de forma sistematizada na escola. Buscamos com o presente trabalho apresentar novas possibilidades para as aulas de Educação Física, que vem historicamente valorizando os conteúdos esportivos principalmente. Assim a partir de aulas mais dinâmicas e diferenciadas realizamos o projeto de construção do devil stick, elemento das artes circenses construído com materiais recicláveis, na Escola Evangélica Raios Brilhantes a fim de romper com esses modelos de
aulas tradicionais e levar sentidos e significados para a vida dos alunos, pois partindo da realidade social deles propomos atividades que os envolvessem despertando o interesse e o envolvimento de todos de forma a contribuir na formação humana deles. Possibilitamos então que os mesmos aumentassem seu acervo sociocultural, motor e cognitivo a partir das intervenções dinâmicas, nas quais o processo de ensino aprendizagem permitiu o desenvolvimento de sujeitos criativos, expressivos e capazes de produzirem cultura. Partindo
do diagnóstico feito na turma de 5º ano, pudemos observar o interesse dos alunos na utilização das redes sociais para se comunicarem, divertirem, passar o tempo. Além disso, descobrimos nos diálogos que eles utilizam as redes sociais também como fonte de informação que ao serem mediadas podem facilitar o processo de ensino aprendizagem entre os envolvidos, além de contribuir para a construção de novos saberes. Acreditamos que esse projeto contribuiu para o desenvolvimento das competências objetivas (saber fazer), social (interação entre os participantes do processo pessoalmente e pelo facebook) e comunicativa (desenvolvendo a autonomia, criatividade e expressão corporal). Porém, entendemos que o processo educacional demanda tempo e que os objetivos podem não ser alcançados apenas na aplicação das aulas. Acreditamos que esses conteúdos colaboram no desenvolvimento integral dos seus praticantes, pois entendemos que eles valorizam a ludicidade, a subjetividade, a
autonomia, a expressão corporal, a criatividade, entre outras variadas e ricas experiências socioculturais e motoras.