IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA – IFB

Auteurs-es

  • Eder Alonso Castro Instituto Federal de Brasília – Campus Gama – DF
  • Walter Guarnier de Lima Júnior Centro Universitário IESB – Campus Oeste – DF

Résumé

Este estudo visa fazer um levantamento da situação dos docentes recém-ingressados no Instituto Federal de Brasília - IFB. Em janeiro de 2018 cerca de duzentos profissionais foram convocados para atuarem na docência dos cursos nos diversos campi e áreas de oferta do IFB. Em virtude de a grande maioria dos cursos ofertados não serem oriundos de áreas de formação professores, não houve a exigência de formação docente, nem tampouco comprovação de experiência docente para investidura no cargo. Nosso problema de pesquisa se dá a partir dessa realidade: Qual a identidade docente dos professores recém ingressados no IFB? Será uma pesquisa de campo fundamentada em teóricos que se preocupam com a formação docente e nos indicam conceitos próprios de identidade docente. A pesquisa pretende ser um suporte para proposição de ações de formação continuada conforme as deficiências e necessidades levantadas a partir de seus resultados. Tem como objetivos avaliar o nível de identificação que o profissional recém-ingressado no IFB tem com a atividade docente, quais os conceitos de docência que estão disseminados, como esta atividade passou a fazer parte de sua vida profissional e o que lhe atrai para tal atividade. O estudo foi iniciado pela revisão bibliográfica a fim de levantar as categorias de análise a serem estudadas. Na sequência, faremos um questionário a ser aplicado para os sujeitos da pesquisa levantando os dados e analisando a situação pesquisada. Assim, o trabalho configura-se como descritivo, do tipo de qualitativo e o método de pesquisa é o da pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo. A pesquisa teve início em março de 2018 com duração de um ano, e encontra-se na fase de revisão bibliográfica e seleção das categorias de análise. Foram elencadas, dez categorias das quais selecionaremos aquelas que farão parte do questionário final. Até o momento o estudo atende ao cronograma elaborado e aponta para conclusões de acordo com os prazos estipulados.

Bibliographies de l'auteur-e

Eder Alonso Castro, Instituto Federal de Brasília – Campus Gama – DF

Instituto Federal de Brasília – Campus Gama – DF

Walter Guarnier de Lima Júnior, Centro Universitário IESB – Campus Oeste – DF

Centro Universitário IESB – Campus Oeste – DF

Téléchargements

Publié-e

2018-09-10

Comment citer

Castro, E. A., & Lima Júnior, W. G. de. (2018). IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA – IFB. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/679