GESTÃO ESCOLAR: AS MÚLTIPLAS ATRIBUIÇÕES DO GESTOR ESCOLAR FRENTE ÀS PERSPECTIVAS DA ESCOLA PÚBLICA E DEMOCRÁTICA

Autores/as

  • Eliane Freire de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde– GO
  • Evailda da Silva Gontijo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde– GO

Resumen

Esta pesquisa evidencia o processo democrático da gestão escolar, ressalta desde o período de eleição de um professor para esta função até a sua atuação, ao assumir o cargo de gestor na instituição de ensino municipal, sua postura frente às responsabilidades por muitas atribuições especificas, pertinentes à função, dispondo-se a administrar financeiramente, pedagogicamente e atuar de forma mediadora da gestão democrática. O trabalho apresentado tem como objetivo estabelecer um paralelo entre a teoria e prática no processo de gestão escolar, pautada na atuação do gestor escolar pelo processo participativo democrático das escolas públicas municipais do Município de Rio Verde, realizou-se uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários de dados pertinentes à efetivação desta função e atuação do gestor escolar, se apresentando como um trabalho reflexivo da teórica a prática, levando em consideração os seguintes autores que tratam dessa temática, entre eles, Luck (2009; 2011), Paro (2012; 2016); Riscal e Conti (2016), Saviani (2007), Gutierrez e Catani (1998), dentre outros. Suprindo assim campos distintos da instituição a serem administrados, além de oferecer uma educação de qualidade que deve ser de prioridade, tendo em vista que se trata de uma instituição de ensino de organização social que por meio dela a sociedade em também passa a ser reflexo de suas transformações. Mas infelizmente a prática ainda se encontra distante da teoria, a falta de participação da família é um fator de muita relevância para que o para que se concretize a gestão efetivamente democrática e participativa.

Biografía del autor/a

Eliane Freire de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde– GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde– GO

Evailda da Silva Gontijo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde– GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde– GO

Publicado

2018-09-10

Cómo citar

Souza, E. F. de, & Gontijo, E. da S. (2018). GESTÃO ESCOLAR: AS MÚLTIPLAS ATRIBUIÇÕES DO GESTOR ESCOLAR FRENTE ÀS PERSPECTIVAS DA ESCOLA PÚBLICA E DEMOCRÁTICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/680

Artículos más leídos del mismo autor/a