RECURSOS FÍSICOS E DIGITAIS PARA DESPERTAR A PRÁTICA DA LEITURA:
RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Palabras clave:
Biblioteca, Recursos digitais, LeituraResumen
O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica e relato de experiências acerca das teorias relevantes que visam incentivar a leitura dos alunos do IF Goiano e mostrar que é possível, através da estrutura física disponível, aproveitar o espaço e criar estratégias para o desenvolvimento do sujeito leitor. Além de reiterar uma discussão sobre a arquitetura de bibliotecas e tecnologias utilizadas atualmente como recursos alternativos, uma análise da realidade das bibliotecas do IF Goiano e, por fim, uma análise mais específica sobre a situação e intervenções realizadas no Campus Ceres. As sugestões desenvolvidas também poderão ser aplicadas em contextos semelhantes.
Citas
ANDRUETTO, Maria Teresa. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
ANKLAN, Samuel Ruiz. Booktok impulsiona mercado literário e demonstra o impacto das redes sociais no consumo. Jornal da UFRGS, Rio Grande do Sul, 15 dez 2022. Disponível em: https://www.ufrgs.br/jornal/efeito-booktok-no-consumo-dos-leitores. Acesso em: 22 de mai de 2023.
BARBOSA, Alberto Hércules dos Santos Coelho. O ensino de literatura e o uso de recursos tecnológicos no Ensino Médio. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, 08 ago. 2017. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/17/15/o-ensino-de-literatura-e-o-uso-de-recursos-tecnolgicos-no-ensino-mdio. Acesso em: 23 abr. 2023.
BIN, Margarete Maria Soares. Literatura no Século XXI: laços ampliados para o digital, Fólio: Revista de Letras, v.13, n.1, 31 jul. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/folio.v13i1.8043. Acesso em: 23 abr. 2024.
DOMÍNIO PÚBLICO. Missão. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/. Acesso em: 26 jun. 2024.
IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua: PNAD. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html. Acesso em: 31 jan. 2023.
CANDIDO, Antônio. Direitos humanos e literatura. In: FESTER, Antônio Carlos Ribeiro. Direitos humanos e Literatura São Paulo: Brasiliense, 1989, p. 107-126.
CASTRO, Maria das Graças Monteiro. Bibliotecas escolares – Livros nas estantes ou leituras que conquistam leitores e promovem aprendizagem?. In: FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. Disponível em: <https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/> . Acesso em: 03 de abr. de 2022.
CASTRO, Ederson Alonso; LIMA JÚNIOR, Walter Guarnier de Lima. Círculos de leitura e letramento literário na formação de professores. Ciclo Revista: Experiências em Formação no IF Goiano, Goiânia, v. 3, n.0, 10 set. 2019. Disponível em: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/700. Acesso em: 10 abr. 2023.
CERTEAU, Michael de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. São Paulo: Vozes, 2002.
COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2017.
COPE, Bill. New Ways with Words: Printand Etext Convergence. Print and Electronic Text Convergence. Illinois: Common Ground Publishing, 2001.
CORSI, Solange da Silva; MIRANDA, Rayssa Ribeiro; PASSOS, Ana Luisa; OLIVEIRA, Hávila Caroline Rezende de; FERREIRA, Maria Luísa Rodrigues; OLIVEIRA, Sophia Bergamelli de. Clube de Leitura do IF Goiano Campus Ceres – 2 ª Edição. In: INTEGRA IF GOIANO, 4., 2022, Urutaí. Anais... Urutaí, 2022.
CORSI, Solange da Silva; DIAS, Denise; DOURADO, Mônia Franciele de Souza; OLIVEIRA, Débora Guedes; COSTA, Debora Vitória Camargos; MENDES, Laiany Pereira. Clube de Leitura Virtual do IF Goiano – Campus Ceres, Revista Ação e Sociedade, Goiânia, vol. 6, n. 1, 27 mar. 2023. Disponível em: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/acaoesociedade/issue/view/85/62. Acesso em 10 abr. 2023.
CRUZ, Iraildes da; BADINI, Sandra. A biblioteca como espaço de leitura e transformação social: um estudo na Biblioteca Popular Municipal da Tijuca Marques Rebelo. 2016, 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação) Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
FAILLA, Zoara. O retrato do comportamento leitor do brasileiro. In: FAILLA, Zoara. (org.). Retratos da leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021. Disponível em: <https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/> . Acesso em: 03 de abr. de 2022.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FOLHA, Estúdio. Quer saber quais os livros mais vendidos do ano? Confira. Folha de São Paulo, São Paulo, 20 dez. 2022, Estúdio.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 46 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
JOD. A importância da Biblioteca em uma sociedade. Maranhão, 2019. Disponível em: https://bibliotecasma.org/biblioteca-sociedade. Acesso em: 31 jan. 2023.
KATO, Mary Aizawa. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.
KLEIMAN, Angela B. (Org.) Os significados do letramento. 2 ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.
LINDOSO, Felipe. O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura política para o livro. São Paulo: Summus, 2004.
LOPES, Leonardo Montes; SOUZA, Renata Junqueira de. Biblioteca Escolar no contexto do Projeto Palavras Andantes: a importância da coletividade e de políticas públicas para a consolidação do leitor –um estudo em bibliotecas do sul do Brasil. Bibl. Esc. em R., Ribeirão Preto, v. 9, n. 1, 10 mai. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2023.203812. Acesso em 23 mai. 2023.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MATOS, Fernando Barbosa; DOMINGUES, Ângela Claudia Dias; MATOS, Josiane Silvéria Calaça; OLIVEIRA, Raquel Martins de Oliveira; SOUSA, Taynara Maria Mendonça de. Café com literatura: leitura literária inter/multi/ transdisciplinar. Ciclo Revista: Experiências em Formação no IF Goiano, Goiânia, v. 3, n. 1, 10 set. 2019. Disponível em: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/773. Acesso em: 19 abr. 2023.
OLIVEIRA, Ângela Araújo de Oliveira; BORTOLETTO, Lucélia Aparecida; KINJO, Mariana Melgarejo Nunes; BERTOLAZO, Mirian Inácio de Campos. Leitura na Escola: Espaço para gostar de ler. Instituto de Ensino Superior da FUNLEC-IESF. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/view/12470140/leitura-na-escola-espaco-para-gostar-de-ler-histedbr. Acesso em: 22 jul. 2022.
PEREIRA, Vinícius Carvalho. A poesia digital em arquivos online latino-americanos: convergências e divergências. Rev. Bras. Lit. Comp. v. 24, n. 46, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2596-304x20222446vcp. Acesso em: 10 jan. 2023.
RUFINO, Airtiane, MACIEL, Ana Danielle; MENDONÇA, Diana Carla; LAVOR, Jéssica; FÉLIX, Patrícia. A importância das bibliotecas públicas para a comunidade: um estudo da biblioteca pública municipal Dolor Barreira. In: EREBD ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, X, 2009, Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2009.
SILVA, Antônio Carlos Braga Silva. A literatura na era digital. In: XII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 12, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 2011.
SILVA, Bethânia Oliveira; ESTRELA, Hevellin; DINIZ, Johnathan Pereira Alves. Pesquisa de satisfação sobre as bibliotecas do Instituto Federal Goiano, Goiânia: 2023.
SILVA, Kellen. Práticas de leitura em uma Instituição de ensino médio integrado: perspectivas para uma formação omnilateral. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) IF Goiano, Morrinhos, 2020.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
STREET, Brian V. Literacy in theory and practice. Cambridge: CUP, 1984.
TFOUNI, Leda Verdiani. Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso, Campinas: Pontes, 1988.
UNESCO. Biblioteca pública manifesto da IFLA/UNESCO, Brasil, 1994. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf. Acesso em: 31 jan. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ciclo Revista: Vivências em Ensino e Formação (ISSN 2526-8082)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.