CAFÉ COM LITERATURA: LEITURA LITERÁRIA INTER/MULTI/TRANSDISCIPLINAR

Authors

  • Ângela Claudia Dias Domingues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Fernando Barbosa Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Josiane Silvéria Calaça Matos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Raquel Martins de Oliveira Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Taynara Maria Mendonça de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Abstract

Atualmente muito tem se discutido sobre a importância da leitura na formação do aluno/leitor. O aluno, quando ingressa na escola e durante as séries iniciais, apresenta grande interesse pela leitura e por textos literários, porém, com o passar dos anos e, à medida que avança nos estudos, vai deixando de ver na leitura e também no texto literário um lugar de diversão,
imaginação e “viagem pelo mundo”. É notável que as atividades de leitura propostas pelo professor, principalmente o de Língua Portuguesa/Literatura, em sala de aula, objetivam apenas o cumprimento das tarefas escolares, preparação para o ENEM, vestibulares e concursos, tornando-se para os alunos uma obrigação. Por ser uma imposição e não uma escolha, o ato de ler, seja de um texto literário ou não acaba se tonando uma tarefa difícil e,
muitas vezes, massacrante. Buscando articular a leitura de mundo à leitura em sala de aula e criar oportunidades de aquisição de conhecimento, interação, entretenimento e diversão é que se propôs o desenvolvimento do projeto “Café com Literatura: leitura literária inter/multi/transdisciplinar”. O projeto buscou viabilizar leituras, discussões e análises de diferentes textos e de diferentes gêneros literários. Em cada encontro realizado mensalmente
trabalhou-se com um tema literário diferente como: literatura de autoajuda; literatura feminina; literatura e quadrinhos, etc. Cada encontro realizado contou com apresentações culturais, palestras de profissionais da área da educação e literatura, cofee braik e sorteio de brindes. Ao final do projeto foi realizado o I Concurso de Contos do IF Goiano Campus Morrinhos - Café com Literatura: Contando Estórias, o qual obteve grande participação dos discentes. Concomitantemente ao concurso de contos foi realizada a I Mostra de Fotografia e Desenho, além de apresentações de música, dança, teatro e declamação de poemas. O projeto também premiou os 13 melhores contos com uma viagem à cidade de Goiás para conhecer a casa da escritora Cora Coralina e museus da cidade.

Published

2018-09-10

How to Cite

Domingues, Ângela C. D., Matos, F. B., Matos, J. S. C., Oliveira, R. M. de O., & Sousa, T. M. M. de. (2018). CAFÉ COM LITERATURA: LEITURA LITERÁRIA INTER/MULTI/TRANSDISCIPLINAR. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/773

Issue

Section

Relato de Experiência