O ENSINO DAS ATIVIDADES PRÉ-NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CLASSIFICAÇÃO E GRANDEZAS

Authors

  • Carla Angélica Mendes Faculdade Almeida Rodrigues – FAR
  • Elaine Mendes Faculdade Almeida Rodrigues – FAR
  • Jorge Lima Loiola Docente da Faculdade Almeida Rodrigues - FAR

Abstract

O presente trabalho visa, relatar a experiência das acadêmicas do curso de pedagogia, em uma escola municipal de educação infantil de Rio Verde – GO, realizado no primeiro semestre de 2016. O relato de experiência revela-se de grande importância para a formação dos acadêmicos de licenciatura em pedagogia, como para os professores que atuam na área, a fim de que reflitam sobre sua atuação e sua formação continuada. A pesquisa tem por
objetivo despertar o interesse e a compreensão pela matemática, por meio de atividades de classificação e grandeza, com a finalidade de relatar a experiência de uma aula ministrada na turma de Educação Infantil V, como também os pontos a serem melhorados. Portanto, o presente estudo traz reflexões de como se trabalhar atividades pré-numéricas na sala de aula,
salientando a importância do professor como mediador, na construção do raciocínio lógicomatemático do aluno, deixando incentivo a conhecerem sobre atividades pré-numéricas, por ficar evidente sua importância para aprendizagens posteriores de conceitos mais complexos da matemática. Os resultados obtidos foram observados a partir da aula ministrada baseando-se no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, como em Kamii (1990), Piaget (1978), Kramer (2003), entre outros.

Author Biographies

Carla Angélica Mendes, Faculdade Almeida Rodrigues – FAR

Acadêmica do Curso de Pedagogia, Faculdade Almeida Rodrigues – FAR

Elaine Mendes, Faculdade Almeida Rodrigues – FAR

Acadêmica do Curso de Pedagogia, Faculdade Almeida Rodrigues – FAR

Jorge Lima Loiola, Docente da Faculdade Almeida Rodrigues - FAR

Orientador, docente da Faculdade Almeida Rodrigues - FAR

Published

2018-09-10

How to Cite

Mendes, C. A., Mendes, E., & Loiola, J. L. (2018). O ENSINO DAS ATIVIDADES PRÉ-NUMÉRICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CLASSIFICAÇÃO E GRANDEZAS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/717

Issue

Section

Artigos (Fluxo Contínuo)

Most read articles by the same author(s)