PROGRAMA DE TUTORIA PARA OS ALUNOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

Autor/innen

  • Cristiane Alvarenga Gajo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO
  • Juliana Nobre Ribeiro Pontes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO
  • Ana Kelly de Souza Francisco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO

Abstract

O projeto de ensino intitulado “ Elaboração de roteiros de estudo dirigido e tutoria para os alunos de Cálculo Diferencial e Integral I” foi implementado no período de maio a dezembro de 2017 no Instituto Federal Goiano –Campus Rio Verde norteado pelo histórico dos altos índices de reprovação e a insatisfação dos professores relacionada ao conhecimento prévio de matemática básica dos alunos. Objetivou-se, oferecer a oportunidade ao aluno, matriculado na disciplina Cálculo Diferencial e Integral I, com deficiência em matemática básica, ser acompanhado por um tutor estimulando o hábito de estudar semanalmente, auxiliar na deficiência em conhecimentos básicos de matemática, gerar roteiros didáticos permanentes para auxiliar o ensino desta disciplina, minimizar as causas dos altos índices de reprovação e reduzir a evasão de alunos. Os alunos foram submetidos à um teste de verificação e os quais não tiveram bom desempenho foram convidados à participarem do projeto. O projeto contou com a participação de um tutor bolsista, de tutores voluntários e uma aluna bolsista atuando na elaboração e impressão dos roteiros didáticos emitidos semanalmente para aplicação da tutoria. Foram formadas turmas com um número máximo de 7 alunos cujo encontro semanal presencial com duração de duas horas possuía horário fixo de atendimento e controle de frequência. O tutor estimulava e orientava os tutorados a resolverem exercícios do roteiro didático, composto por um resumo teórico e uma sequência de exercícios, com conteúdo equivalente ao que o professor ministrava na semana anterior ao encontro tutorial. O papel do tutor é proporcionar o desenvolvimento do raciocínio lógico, prática de estudo semanal, esclarecimento de dúvidas de matemática elementar e um aprendizado com a linguagem de aluno para aluno. A ampla adesão de tutores voluntários para estender o projeto pioneiro e atender mais turmas foi surpreendente, em contrapartida, muitos alunos que necessitam ser amparados pelo projeto institucional não se comprometeram a participar semanalmente do projeto por motivos de trabalho ou residir em outro município.

Veröffentlicht

2018-09-10

Zitationsvorschlag

Gajo, C. A., Pontes, J. N. R., & Francisco, A. K. de S. (2018). PROGRAMA DE TUTORIA PARA OS ALUNOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Abgerufen von https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/794