JUVENTUDE RURAL NO SUDESTE GOIANO E OS DESAFIOS PARA SER ALGUÉM NA VIDA
Abstract
Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa desenvolvida com jovens rurais, onde são apresentados os desafios e as motivações enfrentados por dois jovens de Santo Antônio de Cavalheiros para frequentar a escola de ensino médio nas cidades vizinhas, e construir seu processo de escolarização. Foi desenvolvida pela abordagem qualitativa, tendo como características básicas: o contato direto com o entrevistado. Teve como principal objetivo analisar alguns aspectos do processo de escolarização da juventude rural relativos aos desafios e as motivações para frequentar o ensino regular, tomando como referência a realidade de dois jovens de Santo Antônio de Cavalheiros, estudantes do ensino médio. A partir de estudos realizados por Alves e Dayrell (2016) sobre a condição juvenil é que partem do pressuposto que a juventude rural enfrenta desafios para estudar que ora os motiva, ora os desafia negativamente, principalmente no que diz respeito aos projetos de vida traçados por esses sujeitos. Para esses jovens, a força motriz para frequentar a escola é mais influenciada por motivação extrínseca devida estar ligada a uma promessa de futuro melhor, isto é, o que tem motivado esses sujeitos a frequentar a escola hoje estar mais relacionado a recompensar futuras que presentes.Downloads
Veröffentlicht
2018-09-10
Zitationsvorschlag
Silva, E. L., & Alves, M. Z. (2018). JUVENTUDE RURAL NO SUDESTE GOIANO E OS DESAFIOS PARA SER ALGUÉM NA VIDA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Abgerufen von https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/756
Ausgabe
Rubrik
Relato de Experiência