O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MAKER NO CONTEXTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Schlagworte:
Materiais Didáticos, Educação Maker, Ensino, EstágioAbstract
A presente pesquisa objetivou trabalhar estratégias e materiais didático-pedagógicos no ensino de Ciências na Educação Básica pelo viés da Cultura Maker no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e Programa Residência Pedagógica (PRP) em licenciatura em Ciências Biológicas. Esta pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa em que a recolha dos dados se deu por meio da observação no ambiente escolar e sala de aula para levantamento do diagnóstico. Posteriormente realizou-se a intervenção por meio de regência e projetos. Todo o processo foi registrado em diário de campo. Assim, o período de ambientação foi marcado por uma observação criteriosa de sala de aula, utilizando a observação e diálogo com professora para compreender quais eram os conteúdos de maior complexidade no ensino de ciências para posterior intervenção. Os resultados sinalizam situações que favorecem a aprendizagem docente, pois além da produção dos materiais didáticos, o momento de regência para avaliação em sala de aula foram situações ricas de aprendizagem docente. Com efeito, a vivência do licenciando no ambiente escolar durante o ECS propicia o real contato com seu futuro ambiente de trabalho, fator importante para a aprendizagem docente.
Literaturhinweise
DOUGHERTY, Dale. The maker mindset. In: Design, make, play. Routledge, 2013. p. 7-11.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2° ed., 2018.
NUNES, João; CHAVES, João. Tecnologias digitais na educação superior: a analítica da aprendizagem e a Didática. 2015. In: CAVALCANTE, Maria Marina Dias, et al. Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade, 2015, p. 347-358.
PANIAGO, Rosenilde Nogueira. Os professores, seu saber e seu fazer: elementos para uma reflexão sobre a prática docente. Curitiba: Appris, 2017.
PANIAGO, Rosenilde; NUNES, Patrícia, G.; CUNHA, F. Suely. Diagnóstico escolar no estágio curricular supervisionado de cursos de licenciatura pelo viés da investigação. In: SANTIAGO, L. A. et al. (Orgs). Formação de professores, volume 1: subsídios para a prática docente. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência.8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
RAABE, André; Gomes, Eduardo B. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação, Ceará, v.26, n.26, p. 6-20, 2018.
RESNICK, Mitchel. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers and Play. Cambridge: MIT Press, 2017.
SOSTER, Tatiana Sansone. Revelando as essências da Educação Maker: percepções das teorias e das práticas. Orientador: Fernando José de Almeida. 2018. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCSP, São Paulo, 2018.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Ciclo Revista: Vivências em Ensino e Formação (ISSN 2526-8082)
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.