O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MAKER NO CONTEXTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Autors/ores

  • Geovanna Gomes de Jesus Instituto Federal Goiano - Rio Verde
  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Elisvane Silva Assis Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde
  • Mariluza Silva Leite Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Paraules clau:

Materiais Didáticos, Educação Maker, Ensino, Estágio

Resum

A presente pesquisa objetivou trabalhar estratégias e materiais didático-pedagógicos no ensino de Ciências na Educação Básica pelo viés da Cultura Maker no Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e Programa Residência Pedagógica (PRP) em licenciatura em Ciências Biológicas. Esta pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa em que a recolha dos dados se deu por meio da observação no ambiente escolar e sala de aula para levantamento do diagnóstico. Posteriormente realizou-se a intervenção por meio de regência e projetos. Todo o processo foi registrado em diário de campo. Assim, o período de ambientação foi marcado por uma observação criteriosa de sala de aula, utilizando a observação e diálogo com professora para compreender quais eram os conteúdos de maior complexidade no ensino de ciências para posterior intervenção. Os resultados sinalizam situações que favorecem a aprendizagem docente, pois além da produção dos materiais didáticos, o momento de regência para avaliação em sala de aula foram situações ricas de aprendizagem docente. Com efeito, a vivência do licenciando no ambiente escolar durante o ECS propicia o real contato com seu futuro ambiente de trabalho, fator importante para a aprendizagem docente.

Biografia de l'autor/a

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde

Pós-Doutora e Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Minho, Braga, Portugal (UMinho) com revalidação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Especialista em Formação de Orientadores Acadêmicos para EaD e em Metodologia do Ensino de Matemática. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática. Bacharela em Direito. Advogada pro bono área cível. Atualmente é Professora Efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Rio Verde (IF Goiano) e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí (IFG). É Coordenadora Institucional do Residência Pedagógica e atuou na Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Líder do Grupo de Pesquisa em EducAção do IF Goiano - Campus Rio Verde e Integrante do Grupo de Pesquisa em Investigação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Tem experiência na área de Ciências da Educação, com ênfase em Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional, Identidade, Saberes e Práticas Educativas, Ensino de Ciências Educação Profissional e Tecnológica. 

Referències

DOUGHERTY, Dale. The maker mindset. In: Design, make, play. Routledge, 2013. p. 7-11.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U., 2° ed., 2018.

NUNES, João; CHAVES, João. Tecnologias digitais na educação superior: a analítica da aprendizagem e a Didática. 2015. In: CAVALCANTE, Maria Marina Dias, et al. Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade, 2015, p. 347-358.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira. Os professores, seu saber e seu fazer: elementos para uma reflexão sobre a prática docente. Curitiba: Appris, 2017.

PANIAGO, Rosenilde; NUNES, Patrícia, G.; CUNHA, F. Suely. Diagnóstico escolar no estágio curricular supervisionado de cursos de licenciatura pelo viés da investigação. In: SANTIAGO, L. A. et al. (Orgs). Formação de professores, volume 1: subsídios para a prática docente. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência.8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

RAABE, André; Gomes, Eduardo B. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação, Ceará, v.26, n.26, p. 6-20, 2018.

RESNICK, Mitchel. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers and Play. Cambridge: MIT Press, 2017.

SOSTER, Tatiana Sansone. Revelando as essências da Educação Maker: percepções das teorias e das práticas. Orientador: Fernando José de Almeida. 2018. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, PUCSP, São Paulo, 2018.

Publicades

2024-12-14

Com citar

Jesus, G. G. de, Nogueira Paniago, R., Assis, E. S., & Leite, M. S. (2024). O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MAKER NO CONTEXTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 8(01). Retrieved from https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/1689