EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM GOIÁS: FRAGMENTOS DE HISTÓRIAS DESDE A CANG AO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
Resum
Buscou-se refletir sobre o quadro institucional da educação profissional em Goiás e a adequação metodológica entre o proposto e o realizado a partir das políticas públicas de EPTT antes e após as reformas dos anos de 1990 e com criação dos Institutos Federais, isso feito a partir de pesquisa documental e bibliográfica que fundamentam a discussão e análise proposta. Particularmente na região de abrangência do IF Goiano, Câmpus Ceres foi possível observar preocupações com educação e profissionalização de jovens e adultos, desde a criação da CANG, passando pelo processo de criação da Escola Agrotécnica Federal de Ceres, as reformas da década de 1990 até o advento dos Institutos Federais com a Lei 11.982/2008. À luz do material analisado, inferimos que a cultura organizacional, estrutura física e experiências acumuladas pelo quadro docente têm sido adequadas para o desenvolvimento de um perfil cidadão do mundo. Entendemos que, a partir da nova institucionalidade, os desafios da verticalização e horizontalização das ofertas exigem uma postura crítica e ativa de toda comunidade, o que passa por refletir sobre os percursos formativos de seus currículos e procedimentos didático-pedagógicos, que no caso específico dos cursos técnicos integrados, têm se afastado do que preconiza o decreto vigente.