DETERMINAÇÃO DO PERFIL DISCENTE PARA TOMADA DE DECISÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autors/ores

  • Leonardo Rodrigues Caixeta Faculdades Integradas da América do Sul - INTEGRA
  • Maclésio da Costa Oliveira Ferreira Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resum

As unidades escolares brasileiras da educação básica, considerando o ensino fundamental, empenham-se durante o ano letivo no monitoramento da frequência, comprometimento, notas, proficiência e possível evasão do discente, sendo estes parâmetros fundamentais no processo de ensino. Nesta perspectiva, o presente artigo expressa como objetivo a elaboração do perfil discente na tentativa de se conhecer e tomar decisões acertadas referentes ao incentivo à participação e desempenho do discente. A metodologia deste projeto contemplou a aplicação de um questionário, utilizando Google Forms, aos 9º anos do ensino fundamental II do Colégio Estadual da Polícia Militar do Estado de Goiás (CEPMG) de Caldas Novas, unidade Nivo das Neves. A interpretação dos dados e informações foi realizada observando-se os percentuais de respostas e análise gráfica, evidenciando as metodologias utilizadas pelos docentes que promovem a maior compreensão do conteúdo ministrado, bem como o instrumento de avaliação que o discente considera mais justo. 

Palavras-chave: Evasão. Participação. Desempenho.

Biografia de l'autor/a

Leonardo Rodrigues Caixeta, Faculdades Integradas da América do Sul - INTEGRA

Graduação em Química pelo Centro Universitário de Anápolis (2008), Especialização no Ensino de Química pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2011) e Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA),(2015). Atualmente é docente na Secretaria de Educação do estado de Goiás (SEDUC) e pela Faculdades Integradas da América do Sul (INTEGRA). Apresenta experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, Analítica e Bioquímica.

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Publicades

2024-12-14

Com citar

Rodrigues Caixeta, L., & da Costa Oliveira Ferreira, M. (2024). DETERMINAÇÃO DO PERFIL DISCENTE PARA TOMADA DE DECISÃO NO AMBIENTE ESCOLAR. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 8(01). Retrieved from https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/1642