PROJETO HORTA NA ESCOLA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DO COLÉGIO JOÃO XXIII PARA CEPI JOÃO XXIII

Autores

  • Thaís Carvalho Bernardes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres
  • Bruna Carvalho de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres
  • Heloísa Baleroni Rodrigues de Godoy Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres
  • Elayne Costa da Silva Vidigal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Ceres

Resumo

O projeto da implantação da horta no Colégio Estadual João XXIII no ano de 2015 e sua continuidade quando da implantação do CEPI João XXIII é relatado neste trabalho, demonstrando as dificuldades, estratégias e sucesso que os pibidianos e toda a comunidade escolar vivenciaram até o início do ano de 2018, período em que o Subprojeto PIBID Interdisciplinar (Biologia e Química) teve suas atividades finalizadas na instituição. O projeto foi idealizado pelos licenciandos de Biologia e Química do IF Goiano Campus Ceres, com a coordenação do subprojeto e com a supervisora, no caso, professora de Biologia da unidade escolar. Foi um projeto de grande importância tanto para a comunidade escolar, como para os alunos Pibidianos, na forma de um laboratório vivo que possibilitou a exploração de diversas áreas de estudo e atividades pedagógicas, motivando os alunos com uma metodologia diferente, com o envolvimento na manutenção da horta, acompanhando desde o processo do plantio até a colheita, culminando com o produto que era diariamente servido como merenda escolar para alunos e servidores, produtos estes orgânicos, livres de agrotóxicos. Diversos problemas foram encontrados durante a realização do projeto sendo desde os mais simples como a falta de adubo, até mais complexos como a perda do funcionário destinado a manutenção do local, o que infelizmente culminou com a paralisação das atividades no início do ano letivo de 2018. Desta forma, vivenciamos uma experiência de sucesso que envolveu diversos segmentos escolares, passando pelo aluno de licenciatura, estagiário na instituição e idealizador do projeto, até o aluno da escola, passando pelo professor, pela gestão escolar e funcionários envolvidos. Mas se o projeto hoje não está ativo, por que então foi um sucesso? Respondemos: por que todos nos envolvemos e aprendemos com tudo isso. Não é esta uma das propostas da escola?

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Bernardes, T. C., Jesus, B. C. de, Godoy, H. B. R. de, & Vidigal, E. C. da S. (2018). PROJETO HORTA NA ESCOLA NO PERÍODO DE TRANSIÇÃO DO COLÉGIO JOÃO XXIII PARA CEPI JOÃO XXIII. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/867

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)