PERCEPÇÃO DOS PIBIDIANOS QUANTO O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DE COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXIII PARA CEPI JOÃO XXIII
Resumo
A implementação de Escolas de Tempo Integral foi criada pela Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016, que teve como objetivo apoiar a implementação da proposta pedagógica de Escolas de Ensino Médio em tempo integral das redes públicas dos estados e do Distrito Federal. Desse modo, em 2017 foram contempladas 30 Escolas de Ensino Médio em tempo integral no estado de Goiás. Dentre essas escolas encontra-se o Colégio Estadual João XXIII, denominado atualmente como Centro de Ensino em Período Integral João XXIII (CEPI João XXIII). Nesse contexto, o presente trabalho objetivou relatar a percepção dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na implementação do CEPI João XXIII no Colégio Estadual João XXIII, já que o projeto iniciou sua atuação no Colégio no ano de 2015. Assim, para a realização do estudo de caso, utilizou-se a observação do ambiente escolar, como mudanças físicas que nortearam o CEPI, além das mudanças realizadas no Projeto Político Pedagógico (PPP), das anotações de campo e percepções dos pibidianos ao CEPI. Pode-se perceber que após a transição do Colégio de Tempo Integral trouxe algumas contribuições físicas que foram positivas, como o melhoramento na climatização das salas de aula e a criação de um refeitório para alunos e funcionários da Instituição. O aumento da jornada escolar impôs que a instituição criasse estratégias para criar um ambiente dinâmico. Assim, foram criadas as disciplinas do Núcleo Básico Comum e do Núcleo Diversificado, que oferece práticas de laboratório, avaliação semanal, preparação pós-médio, estudo orientado, projeto de vida, disciplinas eletivas e também protagonismo juvenil, mudanças claras no Projeto Pedagógico da Escola. Esta análise refere-se ao primeiro ano de implantação do CEPI, mas como vivenciamos a rotina escolar antes da implantação, acreditamos que pelo empenho do grupo gestor da Instituição Escolar em oferecer as melhores condições do ambiente tanto para os discentes como para os docentes, a instituição terá êxito em sua proposta.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Lima, W. M. de, Moreira, N. S., Vidigal, E. C. da S., & Godoy, H. B. R. de. (2018). PERCEPÇÃO DOS PIBIDIANOS QUANTO O PROCESSO DE TRANSIÇÃO DE COLÉGIO ESTADUAL JOÃO XXIII PARA CEPI JOÃO XXIII. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/678
Edição
Seção
Relato de Experiência