DOCUMENTÁRIO “BRINCANDO NA CHUVA DE VENENO”: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Paulo Cabral Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Tiago Clarimundo Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Neida Terezinha R.R. Cunha Universidade Estadual de Goiás – Campus Quirinópolis

Resumo

Esta investigação tem por objetivo avaliar, à luz da teoria piagetiana do desenvolvimento cognitivo, contribuições para a educação ambiental do documentário “Brincando na chuva de veneno” junto a estudantes da educação básica. Mais especificamente, busca-se contrastar a interferência do meio social nos processos cognitivos das crianças em articulação com as questões de educação ambiental. Constatou-se que o documentário é pertinente para avançar no debate a respeito da educação ambiental, mormente por permitir a articulação sobre a importância de uma defesa do meio ambiente pautado pela mudança de atitude em prol da preservação não apenas dos recursos naturais, mas da vida digna para as gerações de hoje e do futuro. Reitera-se que cada uma das fases do desenvolvimento se conecta à faixa etária que a criança está vivenciando. Todas as fases têm sua importância no decorrer da formação cognoscitiva, sendo que quaisquer danos e (ou) intercorrências por repercutir em graves problemas na fase adulta.

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Publicado

2018-09-10

Como Citar

Silva, P. C., Ramos, T. C., & Cunha, N. T. R. (2018). DOCUMENTÁRIO “BRINCANDO NA CHUVA DE VENENO”: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/861

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)

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