ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES COM AS QUATRO OPERAÇÕES

Autores

  • Mylena Pasquêwitti Lima Instituto Federal Goiano
  • Laís Silva Mesquita Instituto Federal Goiano
  • Agda Lovato Teixeira Instituto Federal Goiano

Resumo

A maioria dos alunos apresentam dificuldades no desenvolvimento das quatro operações e, por conseguinte nos demais conteúdos matemáticos. Em bibliografias não é difícil encontrar autores como por exemplo, Garcia e Rossini, que falam das dificuldades que os alunos têm na disciplina de matemática e que apresentam soluções baseadas em atividades lúdicas como por exemplo, jogos. Esse projeto visa identificar os aspectos relacionados às dificuldades e sugerir meios que melhorem os resultados finais, ou seja, facilitar a resolução e compreensão das operações. Para alcançar tais objetivos foram realizados, com
50 alunos do Ensino Fundamental I da Escola Municipal de 1º Grau “Maria Cândida de Jesus”, localizada em Urutaí – Goiás, de forma aleatória e desconsiderando idade, series e grau de dificuldade, testes diagnósticos e jogos lúdicos cujo conteúdo eram essencialmente as quatro operações básicas. A maior dificuldade de grande parte dos alunos foi detectada no desenvolvimento das quatro operações básicas e, isto foi afirmado através das atividades
que o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do IF Goiano – CâmpusUrutaí (Instituto Federal Goiano – CâmpusUrutaí) vem realizando no Colégio Estadual “Dr. Vasco dos Reis Gonçalves” , também emUrutaí – Goiás , onde como resultado obtido teve a afirmação de que a maioria dos alunos não conseguem dar continuidade ao conteúdo matemático de forma satisfatória nas séries escolares seguintes por não conseguirem contextualizar o conteúdo com o seu próprio cotidiano. Após serem
contabilizados e analisados, concluímos que grande parte dos erros têm como origem a resolução mecânica e que, de forma contextualizada com o cotidiano dos alunos, os mesmos apresentam um menor índice de erros. E baseando-se em Jean Piaget, conseguimos explicar o fato de a criança ter mais acertos enquanto realiza operações que estão baseadas no seu próprio cotidiano, já que a criança ainda está no seu estágio operatório-concreto e, depende do mundo concreto para chegar à abstração, ou seja, ainda precisa levar os problemas que envolvem as quatro operações para o seu cotidiano, para só depois abstrair,
conseguindo chegar até a resposta.

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Lima, M. P., Mesquita, L. S., & Teixeira, A. L. (2016). ESTUDO SOBRE AS DIFICULDADES COM AS QUATRO OPERAÇÕES. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/284

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