MOTIVAÇÕES INICIAIS DOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ
Resumo
A pesquisa em questão tem por objetivo compreender a motivação dos graduandos do 1° período/2018 de Licenciatura em Matemática no IF Goiano - Campus Urutaí por optarem a fazer este curso. Para isto foi utilizado à aula de Iniciação à Docência com o tema: ‘Voltando ao passado e de Olho no Futuro’ no qual participaram dezesseis acadêmicos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa onde foi aplicado um questionário de 05 questões abertas, nas quais consta a interação professor/aluno, os professores que mais se destacaram na trajetória escolar, o aluno perante as aulas, a visão atual sobre como era o papel do aluno e que professor desejam ser. Analisando os dados, 95% têm/teve afinidade com seus professores e também com a disciplina de matemática, afirmam que não tinham dificuldades nos conteúdos e que os professores interagiam com a turma de forma dinâmica, assim, favorecendo o ensino-aprendizagem do aluno e levando-o a gostar da matemática. Por outro lado, 12,5% dos estudantes optam pelo curso, tanto por ter simpatia pela disciplina, como também por apresentar matérias semelhantes a outros cursos que gostaria de fazer, como engenharia e áreas afins. Em análise aos dados coletados os motivos que levam os alunos a escolher licenciatura em matemática, são: afinidade pela disciplina, tomar como espelho seus professores, condições financeiras e acessíveis com um curso mais próximo de sua cidade, educação pública e de qualidade. Mas é de fundamental importância que os docentes do curso saibam quem são seus alunos e influenciem estes iniciantes acadêmicos, auxiliando-os na permanência e êxito do curso e capacitando-os para desenvolver um trabalho qualificado em sala de aula, pois admiram e gostam da matemática.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Silva, L. G., Teixeira, A. L., & Mota, E. F. C. (2018). MOTIVAÇÕES INICIAIS DOS ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS URUTAÍ. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/ciclo/article/view/800
Edição
Seção
Poster