Sobre a Revista
ATENÇÃO: SUBMISSÕES EM FLUXO CONTÍNUO COM PREVISÃO DE PUBLICAÇÃO PARA INÍCIO DE 2024
Lançada em 2016, a Ciclo Revista com o objetivo trazer experiências exitosas dos profissionais de educação nos diversos níveis de ensino, oferecendo espaço para o debate no tocante às atividades administrativas e pedagógicas no âmbito do IF Goiano.
Diante da multiplicidade de temas já abordados nos últimos seis volumes já publicados da Revista, até o ano de 2022, surgiu a necessidade de ampliar o seu escopo, antes restringido às experiências do IF Goiano o que foi alterado em 2023. Pensando nas diversas formas de difundir o conhecimento e inovar na formação de docentes, discentes e demais educadores, a Ciclo Revista passa por uma nova mudança em sua nomenclatura, reafirmando o compromisso em debater temas e discutir a educação em nosso país, em diversos espaços educativos.
O periódico passa a se chamar "Ciclo Revista: vivências em Ensino e Formação", no qual, além de coletar experiências exitosas no IF Goiano abre agora seu escopo a vivências e práticas de ensino e formação de educadores de todo o país.
Neste ano o volume VII da Ciclo Revista, com previsão de publicação para dezembro de 2023, será fruto de chamada pública, com estudantes e demais envolvidos na oferta de cursos de licenciatura pela UAB no Brasil, para socializarem suas vivências, uma vez que as licenciaturas, de modo geral, constituem os alicerces para a formação de professores, assegurando, assim, a qualidade da educação brasileira.
Anúncios
Edição Atual

Prestes a completar dez anos, a Ciclo Revista: Experiências em formação do IF Goiano, tem se consolidado como um importante instrumento de compartilhamento de conhecimentos e experiências no campo da Educação Profissional e Tecnológica. A revista está em sua sexta edição e originou dos debates realizados no “Ciclo de Formação”, evento coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), com o objetivo de discutir e socializar as experiências acerca das metodologias de ensino, das ações organizativas e curriculares, das rotinas administrativas e pedagógicas desenvolvidas no âmbito do IF Goiano.
Nessa sexta edição, a Ciclo Revista reúne vinte artigos inéditos que discutem o tema “Práticas educacionais durante a pandemia: vivências e aprendizados”, produzidos por docentes, técnicos administrativos e estudantes de pós-graduação do IF Goiano. Os textos tratam de questões importantes para a Educação Profissional e Tecnológica, referentes a evasão dos estudantes nos cursos técnicos e superiores no período de pandemia e as estratégias para superar o problema. Essa edição da revista analisa também os dados coletados no Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito do IF Goiano, buscando compreender os fatores que interferem no ingresso, retenção e evasão dos estudantes. Esperamos que essa publicação possa inspirar novas pesquisas e contribuir com o trabalho de professores, técnicos administrativos e estudantes no âmbito do IF Goiano e da Rede Federal.