Sobre a Revista

Revista com o objetivo de dar suporte à melhoria da qualidade de ensino, no tocante às atividades administrativas e pedagógicas no âmbito do IF Goiano. Pensando nas diversas formas de difundir o conhecimento e inovar na formação do discente, decidimos coletar relatos de experiências de práticas exitosas em sala de aula e em atividades extra-classe.

A cada dois anos a Ciclo Revista publicará os anais do Encontro de Licienciaturas e Pesquisa em Educação (ELPED). O Encontro busca promover um debate de caráter teórico-prático relacionado à formação docente e à constituição da identidade do professor, com ênfase na articulação entre o trabalho formativo e os desafios encontrados no cotidiano escolar.

 

Anúncios

Edição Atual

v. 6 n. 01 (2022): Ciclo Revista
					Visualizar v. 6 n. 01 (2022): Ciclo Revista

Prestes a completar dez anos, a Ciclo Revista: Experiências em formação do IF Goiano, tem se consolidado como um importante instrumento de compartilhamento de conhecimentos e experiências no campo da Educação Profissional e Tecnológica. A revista está em sua sexta edição e originou dos debates realizados no “Ciclo de Formação”, evento coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), com o objetivo de discutir e socializar as experiências acerca das metodologias de ensino, das ações organizativas e curriculares, das rotinas administrativas e pedagógicas desenvolvidas no âmbito do IF Goiano.
Nessa sexta edição, a Ciclo Revista reúne vinte artigos inéditos que discutem o tema “Práticas educacionais durante a pandemia: vivências e aprendizados”, produzidos por docentes, técnicos administrativos e estudantes de pós-graduação do IF Goiano. Os textos tratam de questões importantes para a Educação Profissional e Tecnológica, referentes a evasão dos estudantes nos cursos técnicos e superiores no período de pandemia e as estratégias para superar o problema. Essa edição da revista analisa também os dados coletados no Plano Estratégico de Acesso, Permanência e Êxito do IF Goiano, buscando compreender os fatores que interferem no ingresso, retenção e evasão dos estudantes. Esperamos que essa publicação possa inspirar novas pesquisas e contribuir com o trabalho de professores, técnicos administrativos e estudantes no âmbito do IF Goiano e da Rede Federal.

Publicado: 2023-01-16

Edição completa

Ver Todas as Edições