PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL POR FATORES DE DISLEXIA E DISCALCULIA

Autores

  • Ana Maria Pessoa de Carvalho
  • Idalci Reis
  • Marina Campos Nori

Resumo

Este trabalho objetiva o estudo das dificuldades matemáticas causadas por dificuldades de aprendizagem provenientes da Dislexia ou Discalculia. E mediante as dificuldades encontradas nas salas de aula do ensino fundamental na disciplina de matemática, verificou-se através de questionários como podem ser trabalhadas essas dificuldades de aprendizagens, a fim de amenizar os problemas desses alunos. Fez-se um estudo sobre dislexia e discalculia, um tema pouco comentado, que está prejudicando o desenvolvimento de alguns alunos, pois o professor, devido à falta de informação, não consegue acompanhar esses alunos que são portadores desses distúrbios. Assim, destaca-se a importância da conscientização dos professores do ensino fundamental, para que haja uma mobilização tanto didática, quanto metodológica em prol dos alunos que apresentam essas dificuldades. A partir desse assunto, almeja-se que os professores passem a ter mais conhecimento sobre o tema, dando-lhes condições de encaminhar os alunos que apresentem esses distúrbios a profissionais e tratamentos adequados que, consequentemente, haverá um trabalho mais efetivo com os alunos, buscando recursos para seu crescimento dentro e fora da escola.  
 
Palavras-chave: alunos, formação de professores, dificuldade de aprendizagem.

Publicado

2017-10-17

Como Citar

Maria Pessoa de Carvalho, A., Reis, I., & Campos Nori, M. (2017). PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL POR FATORES DE DISLEXIA E DISCALCULIA. Vida De Ensino (ISSN 2175-6325), 2(1). Obtido de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/vidadeensino/article/view/425

Edição

Secção

Artigos