OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS

Autori

  • Paulo Silva Melo Instituto Federal Goiano, Iporá, Goiás, Brasil
  • José Carlos Libâneo

Abstract

O objetivo deste trabalho é trazer elementos para que possamos discutir a formação de conceitos no processo ensino-aprendizagem. Não temos a pretensão de esgotar o assunto, pelo contrário, temos o interesse de pinçar alguns elementos que nos darão suporte para nossos futuros projetos. Dentro do quesito formação de conceitos, preferimos fazer uma abordagem das dificuldades, ou seja, os entraves que geralmente encontramos pelo caminho no processo de ensino. Nesse sentido, iniciamos trazendo os obstáculos epistemológicos propostos por Gaston Bachelar, o que nos mostrou que tais obstáculos fazem parte do nosso cotidiano. Outro ponto que resgatamos foi a definição de perfil conceitual apresentado por Mortimer. Trouxemos também a definição de Zona de Desenvolvimento Real (ZDR) e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) que são conceitos cunhados por Vygotsky em sua busca por esclarecer o desenvolvimento humano como um processo social.
Palavras Chave: Formação de Conceitos; Obstáculos Epistemológicos; Ensino-aprendizagem.

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Pubblicato

2017-12-20

Come citare

Silva Melo, P., & Carlos Libâneo, J. (2017). OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS. Vida De Ensino (ISSN 2175-6325), 3. Recuperato da https://periodicos.ifgoiano.edu.br/vidadeensino/article/view/519

Fascicolo

Sezione

Artigos