Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou LibreOffice.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte Times New Roman 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto. As imagens usadas no decorrer do texto devem também ser enviadas em documento a parte e em formato que permita total legibilidade.
  • Os direitos autorais serão cedidos para a revista VIDA DE ENSINO.

Diretrizes para Autores

O texto deve estar salvo em formato Microsoft Word ou LibreOffice. Os metadados deverão ser preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição de vínculo, endereço postal, telefone, fax e e-mail. A extensão do texto poderá variar de 10 a 20 páginas, para artigos, e de 5 a 10 páginas para notas de pesquisa e resenhas. O trabalho não pode ultrapassar o número de 3 autores e que não tenham publicado até a antepenúltima edição. O texto deve ser redigido em português e ser acompanhado de resumos (não usar tradutor automático) com o máximo de 200 palavras e títulos em português e inglês, espanhol ou francês (resumos em uma língua), seguido das palavras-chave e key words, palabras claves ou mots clés. Sugere-se o número de 3 a 5 palavras-chaves, atentando-se para o conteúdo do texto. No momento da submissão dos trabalhos solicitamos que os autores enviem um termo assinado informando que a tradução do resumo foi realizado por pessoa especializada. Abaixo dos títulos deverão ser inseridas as informações sobre a afiliação de todos os autores (por extenso e de forma completa): nome, instituição, estado, cidade e país de origem. Recomenda-se realizar a revisão do artigo, bem como do resumo, por profissionais especializados. Deve ser encaminhada na submissão, na forma de documento suplementar, a Declaração de Contribuição Individual para artigos com dois ou três autores. O modelo pode ser encontrado na aba Sobre e em Políticas Editorias ao fim da página. A fonte tipográfica deve ser Times New Roman ou Arial, corpo 12, com espaço duplo entre linhas. Margens inferiores e superiores de 2 e 2,5 cm, esquerda e direita de 3 e 2,5 cm, respectivamente. A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas, sendo obrigatória a introdução e as considerações finais. As figuras (desenhos, gráficos, mapas, esquemas, fotografias e cromos) e suas legendas deverão ser enviadas preferencialmente coloridas, de modo a permitir uma perfeita legibilidade, em dimensões nunca superiores a 12 cm X 16 cm. Os arquivos de figuras devem ser  enviadas em formato COREL, WMF, BMP ou TIFF no corpo do texto e em arquivo separado, com resolução mínima de 300 dpi's. Em caso de pesquisa financiada por agência de fomento, inserir nota no final do artigo informando o tipo de fomento (financiamento de mestrado ou doutorado, agências federais, estaduais, municipais ou mesmo internacionais, empresas privadas, etc.) e a data de vigência do financiamento. As referências deverão ser organizadas, obrigatoriamente, de acordo com as normas ABNT NRB 6024:2012.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.