DISTINTOS OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM DIFERENTES CONTEXTOS: DA COLÔNIA AGRÍCOLA AO IF GOIANO CAMPUS CERES

Auteurs-es

  • Marco Antonio Carvalho Instituto Federal Goiano, Iporá, Goiás, Brasil
  • Maria Esperança Fernandes Carneiro
  • Léia Adriana da Silva Santiago

Résumé

Buscando refletir sobre políticas públicas de formação profissional em Goiás, a partir da reconstrução de fragmentos históricos da educação profissional agrícola na área de abrangência do Instituto Federal Goiano Campus Ceres, desde a criação da CANG, na década de 1940 aos dias atuais. A investigação documental e bibliográfica permitiu a correlação de fatos históricos e observar que, em diversos momentos, existiram preocupações com educação e profissionalização de jovens, presente desde a fase inicial analisada, pois o colono e sua família eram assistidos por uma rede de escolas rurais. No entanto há que se destacar que, já na década de 1960, a Escola Batista de Ceres desenvolvia ações de educação profissional agrícola de nível fundamental que metodologicamente se aproximava do Sistema Escola-Fazenda. Mais tarde, em 1995, foi criada a Escola Agrotécnica, atual IF Goiano Campus Ceres, instituição essa que passou por três transformações em sua legislação instituidora, o que trouxe impactos diversos conforme será analisado ao longo do presente texto. Entretanto, considerando sua metodologia de ensino, dentre outros fatores influenciaram, na opinião dos egressos informantes, para o desenvolvimento de um perfil cidadão do mundo.
Palavras Chave: Educação profissional; mundo do trabalho; formação integral.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-20

Comment citer

Antonio Carvalho, M., Esperança Fernandes Carneiro, M., & Adriana da Silva Santiago, L. (2017). DISTINTOS OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM DIFERENTES CONTEXTOS: DA COLÔNIA AGRÍCOLA AO IF GOIANO CAMPUS CERES. Vida De Ensino (ISSN 2175-6325), 3. Consulté à l’adresse https://periodicos.ifgoiano.edu.br/vidadeensino/article/view/517

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s