Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista VIDA DE ENSINO destina-se à publicação de trabalhos originais inéditos na área de Educação contemplando as mais diversas áreas (revista multidisciplinar), resultantes de pesquisas e práticas educativas refletidas teoricamente. Compreende-se por trabalhos os artigos decorrentes de pesquisas teóricas ou empíricas, de experiências pedagógicas e de elaboração de resenhas. A Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outras revistas e/ou para livros. 
 
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Processo de Avaliação pelos Pares

Para submissão de artigos na Revista Vida de Ensino é necessário que seja realizado um cadastro, com o propósito de facilitar o contato entre o conselho editorial e os autores. Quando o arquivo é submetido, o sistema emite um e-mail ao autor correspondente, informando sobre a submissão do manuscrito. O processo editorial é iniciado com a conferência das normas de submissão. Se o texto estiver fora das normas será devolvido para adequação. Assim, para agilizar o processo editorial, recomenda-se aos autores que encaminhem os seus manuscritos, rigorosamente, de acordo com as normas do periódico.

Os artigos originais que estiverem em conformidade com as normas disponíveis em Diretrizes para autores serão avaliados pelo Conselho Editorial. Havendo correções será informado ao autor e este, por sua vez, terá o prazo máximo de 20 dias para fazer as devidas adequações para ser encaminhado para nova avaliação de mérito. Toda devolução de trabalhos será acompanhada de justificativa consubstanciada. Os trabalhos aprovados pelo Conselho Editorial terão seu mérito técnico-científico avaliado por dois ou três especialistas no assunto, que farão a avaliação cega dos artigos. Todos os pesquisadores e professores vinculados a revista Vida de Ensino possuem o título de doutorado e vínculo com as respectivas áreas de avaliação.

A fim de preservar a credibilidade e, ao mesmo tempo, evitar algum constrangimento, o Conselho Editorial solicita aos consultores que, antes de iniciarem a análise de um manuscrito, considerem a possibilidade de que a analise do manuscrito leve a um conflito de interesse. Algumas das situações que caracterizam o conflito de interesse são: colaboração regular com os possíveis autores em atividades de pesquisa (ex.: publicações), relação orientador/orientado(a), interesse comercial na publicação, relação familiar, participação no estudo ou qualquer relação que possa representar algum impedimento para um parecer neutro e que realmente avalie a qualidade do arquivo analisado. Nestes casos, solicita-se ao Consultor a imediata devolução do manuscrito, comunicando sobre a impossibilidade de analisá-lo.

Cada Consultor (avaliador) manifestar-se-á, em seu parecer, por meio de uma das seguintes opções: I) recomenda sem restrições; II) Recomenda com pequenas revisões, sem necessidade de retornar para novo parecer;III) recomenda com revisões substanciais, havendo necessidade de novo parecer; IV) não recomenda. O Consultor (avaliador) tem inteira liberdade para, em seu parecer, ou no próprio texto do manuscrito, propor alterações, corrigir, suprimir ou acrescentar trechos e seções, apontar descrições ambíguas, redundantes, incoerentes ou uso indevido de terminologias e conceitos etc. A decisão sobre o aceite ou rejeição do trabalho para publicação baseia-se, fundamentalmente, na recomendação dos Consultores (avaliadores).

Após receber a avaliação pelos membros do conselho, o conselho Editorial enviará o parecer e se necessário o artigo com as marcações realizadas pelos consultores. Em caso de um parecer favorável à publicação e outro contra, o texto é enviado para um terceiro membro do conselho. Havendo predominância de pareceres desfavoráveis, o trabalho será devolvido aos autores. Sob predominância de pareceres favoráveis, o (os) autores serão comunicados sobre a decisão editorial. Tal aceitação, contudo, fica condicionada ao atendimento ou justificativa fundamentada às recomendações de natureza técnica ou editorial apresentadas.

Nesse processo de correção do manuscrito podem ser exigidos dos autores varias correções, cuja publicação só  acontecerá quando todas as alterações forem cumpridas satisfatoriamente. Caso não concordem com as correções solicitadas os autores devem, então, preparar justificativa escrita, tecnicamente fundamentada a ser enviada junto com a versão reformulada do trabalho. Tal encaminhamento deve ser feito no prazo estabelecido pelos editores, isto é, entre vinte e trinta dias, conforme o nível de ajustes a serem providenciados. Caso contrário, o trabalho será excluído da fila de publicação. Havendo justificativas, estas serão analisadas pelos editores, que podem encaminhá-las para análise aos respectivos Consultores. Se as sugestões editoriais e de conteúdo forem devidamente incorporadas ao texto ou justificadas, o trabalho é definitivamente aceito para publicação, passando-se à etapa de composição gráfica e diagramação. Nessa etapa pode ser solicitado ao autor (es) informações para inclusão no texto e o envio de imagens em melhor resolução.

Durante todo o processo de avaliação os autores podem entrar em contato com a equipe editorial para solucionar quaisquer dúvidas que possam surgir sobre o processo de avaliação de seus manuscritos.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Missão

A missão da revista VIDA DE ENSINO é publicizar resultados de estudos e pesquisas, destacando o estado do conhecimento no campo da educação em suas diversas áreas. Neste sentido, oferece subsídios para a ampliação do horizonte acadêmico, fomentando as discussões e problematizações referentes ao campo educativo, com vistas à reorganização dos múltiplos aspectos implicados no campo da pesquisa acadêmica e das práticas educativas.

Periodicidade

A revista VIDA DE ENSINO recebe artigos por meio do fluxo continuo (durante todos os meses do ano) com a publicação de duas edições ao ano (Semestral), sendo elas:

Primeiro semestre, jan./jul., limite para publicar a edição 31 de julho.

Segundo semestre, ago/dez., limite para publicar a edição 31 de dezembro.

Endogenia

A cada edição será permitido a publicação de, no máximo, 20% de artigos de autores vinculados ao IF-GOIANO campi Iporá. Não será permitido a publicação de artigos de um mesmo autor nos próximos dois números consecutivos.

Co-autoria

Os artigos submetidos, salvo casos excepcionais, devem conter autoria de, no máximo, 3 autores. A co-autoria implica em participação em todas as fases da produção (coleta e interpretação de dados, análise literária, redação e revisão etc.). Recomenda-se que o primeiro autor seja aquele com maior participação efetiva nas diferentes fases do trabalho. No momento da submissão solicita-se a Declaração de Contribuição Individual em caso de artigos com dois ou três autores.

Idioma

Os trabalhos enviados para a VIDA DE ENSINO devem ser escritos em Português ou Espanhol.

Referências e Citações

As Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s)do(s) autor(es), em minúsculas, data e página, quando dentro do parêntesis (Silva, 1995, p. 43) e quando inseridas na frase: Segundo Silva (1995, p. 43). Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (Silva, 1995a, p. 35). As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética. Verificar se não há autores mencionados no texto ausentes das Referências.

Livro

SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação. ?p.

Capítulo de livro

SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo.

In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.). Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. A página inicial e a página final do capítulo (Ex: p. 22-39) virão no final da referência, após ponto final.

 

Artigo

SOBRENOME, Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, Local de Edição, v.?, n. ?, p. página inicial - página final, ano da publicação.

Tese/Dissertação

SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em...) – Instituto, Universidade, Cidade, Data da defesa.

Evento

SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO

EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais, Proceedings... Local de edição: Editora, data. página inicial-final do trabalho. As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer  no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo, sem aspas nem itálicos e em fonte 10. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do autor, ano da publicação e página.

As referências deverão ser organizadas, obrigatoriamente, de acordo com a ABNT NRB 6024:2012.

Compromisso Ético

A Revista VIDA DE ENSINO compromete-se com o comportamento ético em todas as etapas do processo editorial. Práticas de plágio, difamação, violação de direitos autorais não serão permitidos. O Conselho Editorial compromete-se com a impessoalidade, a transparência e a confidencialidade nas avaliações, preservando o direito de avaliadores, de autores e das instituições envolvidas no processo editorial. Utilizamos, no processo de edição, o software Plagios - Detector de plágio personal versão 2.3.4

Comprometemo-nos com os princípios éticos do COPE (Committee on Publication Ethics) descritos em http://publicationethics.org/.

Declaração de tradução dos resumos

Declaro para os devidos fins que o artigo intitulado "______________" enviado para avaliação pelo conselho científico da Revista Vida de Ensino em __/__/__ possui os dois resumos exigidos para publicação, e que o resumo foi traduzido por profissional especializado.
Nome                                      Instituição
_______________                    _________________

Encargos e Taxas

Informamos que a Revista Vida de Ensino não cobra taxas ou quaisquer encargos financeiros pela publicação dos conteúdos disponibilizados em nossa plataforma.

Tradução de Artigos

A revista Vida de Ensino poderá realizar a tradução de textos selecionados para o Inglês ou Espanhol. Poderá ainda convidar os autores para que eles traduzam seus textos em dois idiomas.

 

Modelo de Declaração de Contribuição Individual

MODELO

Todos os autores ofereceram substanciais contribuições científicas e intelectuais ao estudo. As tarefas de concepção e design do estudo, preparação e redação do manuscrito, bem como, revisão crítica foram desenvolvidas em grupo. O autor _____ ficou especialmente responsável pelo desenvolvimento teórico-conceitual; o segundo autor _____, pela aquisição de dados e suas interpretação e análise; e o terceiro _____, pelos procedimentos técnicos e tradução do artigo.

Este é apenas um modelo para que os autores compreendam a finalidade da declaração de contribuição individual.

Deve ser enviada na forma de documento suplementar nos formatos doc., docx., Libreoffice ou pdf.

Folha de Parecer (avaliação) preenchida pelo conselho científico

REVISTA VIDA DE ENSINO

FOLHA DE PARECER

Título do Artigo avaliado

________________________________________

Data de recebimento __/__/201_

Data de devolução do texto __/__/201_


Quanto à publicação:
( ) recomenda sem restrições
( ) recomenda com pequenas revisões, sem necessidade de retornar para novo parecer
( ) recomenda com revisões substanciais, havendo necessidade de novo parecer
( ) não recomenda


1) Quanto á estrutura proposta, títulos dos sub-capítulos apresenta um encadeamento em sua argumentação?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente
Observações:


2) O texto apresenta linguagem clara, sem erros de ortografia, pontuação, concordância e outros problemas gramaticais?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente

Observações:


3) A metodologia utilizada proposta para a pesquisa foi adequada?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente

Observações:


4) O tratamento das fontes (estatísticas, bibliográficas, documentais etc.) é suficiente, claro e objetivo?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente

Observações:


5) As conclusões são sucintas e têm respaldo na apresentação e na discussão dos resultados trabalhados ao longo do texto?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente

Observações:


6) O artigo fornece alguma contribuição teórico-empírica e/ou metodológica para a área de pesquisa na qual encontra-se inserido?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente

Observações:


7) A referência bibliográfica segue as normas da do periódico ?(https://www.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/vidadeensino)?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente

Observações:


8) As citações são informadas com o sobrenome do autor, a data e o número da página/Todas as obras citadas no texto encontram-se na referência bibliográfica e vice-versa?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente

Observações:

 


Considerações sobre o texto:

 

 

Sponsors

A Equipe Editorial da Revista VIDA DE ENSINO agradece em ESPECIAL pelo apoio financeiro e técnico fornecido para que pudesse dar continuidade às atividades suspendidas desde 2010:

Fabiano Arantes Guimarães - Pró-Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação

José Junio Rodrigues de Souza - Diretor Geral do Câmpus Iporá

 

Histórico do periódico

A revista VIDA DE ENSINO é um periódico de caráter semestral (criado em 2009), publicado pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, direcionado à divulgação de pesquisas e relatos de experiência que falem do ensino em suas mais variadas dimensões, bem como a estudos que possam contribuir para a formação teórica e prática do professor. Em 2010 foi desativado no campus Rio Verde (Goiás). Em 2017 foi transferida para o Campus Iporá (Goiás) e segue seu fluxo normal de publicação de artigos.