DISCUSSÃO CONCEITUAL EM ESPAÇOS ASSIMÉTRICOS DE FORMAÇÃO

Autores/as

  • Celso Martins Belisário

Resumen

Este trabalho surgiu como resultado de uma investigação realizada num Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências - NUPEC, que realiza encontros periódicos entre professores formadores de Química, Física e Biologia, professores de Ciências da Natureza da Educação Básica, e alunos de Licenciatura e de Mestrado. As interações ocorreram a partir de um tema deflagrador - água, o que possibilitou que se problematizassem conceitos científicos num processo que busca promover mudanças nas concepções e práticas de todos os seus participantes. Nossos estudos mostraram que embora as condições do trabalho docente não contribuam para a motivação dos professores, eles participaram das reuniões sistematicamente, expuseram suas dificuldades e estão dispostos a superá-las. Constatamos a necessidade que os professores têm de apoio, de ajuda de parceiros mais experientes e concluímos que a reflexão, apontada como fundamental para a profissão docente, é um processo complexo que só se efetiva quando promovido constante e coletivamente.   

Palavras-chave: Formação de professores, discussão conceitual, interações assimétricas.  
 

Publicado

2017-10-17

Cómo citar

Martins Belisário, C. (2017). DISCUSSÃO CONCEITUAL EM ESPAÇOS ASSIMÉTRICOS DE FORMAÇÃO. Vida De Ensino (ISSN 2175-6325), 2(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/vidadeensino/article/view/427

Número

Sección

Artigos