ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MÉTODO AVALIATIVO

Autor/innen

  • Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves Instituto Federal Goiano, Iporá, Goiás, Brasil

Abstract

Este artigo contempla um estudo realizado no decurso de 4 anos, acerca de um método avaliativo que sugere a articulação entre Matemática e outras áreas do conhecimento. Tal escrito, advém das inquietações do fazer docente, com subsídios de projetos investigatórios e relatórios de experiências dos educandos, de cinco turmas do ensino médio integrado aos cursos técnicos do Instituto Federal Goiano – Campus Posse e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Zona Norte e Macau. A pesquisa com prerrogativas inseridas no processo de ensino-aprendizagem, permeado as ações coletivas, bem como a escrita em matemática como fundamento de autoavaliação, objetivou-se compreender de que forma os instrumentos avaliativos podem propiciar os encadeamentos conceituais da disciplina Matemática. Assim, o objetivo deste artigo constitui em apresentar o método avaliativo da disciplina em destaque, de modo a fornecer informações relevantes dessa forma de avaliar o processo de apropriação do conhecimento matemático. Os resultados admitem que ao correlacionar atividades em grupo com aproximações de investigação (adentra o ensino de Matemática e o modifica), corrobora para o desenvolvimento de habilidades e competências nesta área. Além disso, permitiu o engajamento dos envolvidos com corresponsabilidade e saber que os instrumentos (atividade e seminário) destacaram como métodos avaliativos.
Palavras-Chave: Experiência em Matemática. Educação Matemática. Projetos Investigativos. Método Avaliativo.

Veröffentlicht

2017-12-20

Zitationsvorschlag

Djnnathan da Silva Gonçalves, F. (2017). ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MÉTODO AVALIATIVO. Vida De Ensino (ISSN 2175-6325), 3. Abgerufen von https://periodicos.ifgoiano.edu.br/vidadeensino/article/view/523

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Am häufigsten gelesenen Artikel dieser/dieses Autor/in