A EDUCAÇÃO COMO TAREFA ÉTICA DO ESTADO NO PENSAMENTO DE JEAN JACQUES ROUSSEAU
Abstract
Este estudo aborda o pensamento político de Jean-Jacques Rousseau que se baseia na sua proposta de ordem social legítima. Rousseau diagnostica o mal na sociedade do seu tempo e conclui que o homem não é originariamente mau e que as causas do mal devem ser atribuídas à origem dessa sociedade e não à natureza do homem. Assim, ele transfere o problema para o terreno da ética e da política, dando curso ao seu “sistema” e buscando a solução, que será política e pedagógica, conferindo ao Estado a tarefa ética de formar o cidadão. Nesse ponto, o pensamento do genebrino se aproxima muito do ideal platônico e o papel da educação, que é fundamental em Platão e também será para Rousseau.Palavras-chave: Ordem social legítima. Educação. Cidadão.
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Veröffentlicht
2017-10-17
Zitationsvorschlag
Alves Vento, M. (2017). A EDUCAÇÃO COMO TAREFA ÉTICA DO ESTADO NO PENSAMENTO DE JEAN JACQUES ROUSSEAU. Vida De Ensino (ISSN 2175-6325), 1(1). Abgerufen von https://periodicos.ifgoiano.edu.br/vidadeensino/article/view/409
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