Evasão escolar em cursos de formação profissional e tecnológica a distância no SENAI Goiás: primeiras aproximações

Autores

  • Paulo de Sá Filho Instituto Federal Goiano, Iporá, Goiás, Brasil
  • Marco Antônio de Carvalho

Resumo

O presente texto se propõe a fazer um estudo de caráter bibliográfico e respectivo diálogo relacionando fatores intervenientes para a evasão escolar no contexto de cursos de educação profissional e tecnológica à distância. Quanto ao procedimento metodológico, além do estado da arte sobre os temas em foco, igualmente analisa banco de dados de cursos de formação inicial e continuada do SENAI GO em EaD. A problemática explora questões sobre a mobilidade, fatores de permanência e evasão dos alunos. O objetivo foi analisar, à luz dos autores e conceitos que abordam a questão, assim como as informações presentes no banco de dados mencionado, quais seriam as principais causas da evasão e seus reflexos na perspectiva de carreira dos que abandonam suas respectivas formações. Após tal análise preliminar, foi possível apontar que a maioria das causas de evasão estão ligadas a questões socioeconômicas, refletindo uma realidade histórica da educação brasileira, que urge por políticas públicas que visem mudar essa realidade.  

Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica; Ensino à distância; Evasão escolar. 

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

de Sá Filho, P., & Antônio de Carvalho, M. (2019). Evasão escolar em cursos de formação profissional e tecnológica a distância no SENAI Goiás: primeiras aproximações. Vida De Ensino (ISSN 2175-6325), 4(2), 1–18. Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/vidadeensino/article/view/1138

Edição

Seção

Artigos