A EDUCAÇÃO COMO TAREFA ÉTICA DO ESTADO NO PENSAMENTO DE JEAN JACQUES ROUSSEAU

Autores

  • Marisa Alves Vento Instituto Federal Goiano - Iporá - Goiás, Brasil

Resumo

Este estudo aborda o pensamento político de Jean-Jacques Rousseau que se baseia na sua proposta de ordem social legítima. Rousseau diagnostica o mal na sociedade do seu tempo e conclui que o homem não é originariamente mau e que as causas do mal devem ser atribuídas à origem dessa sociedade e não à natureza do homem. Assim, ele transfere o problema para o terreno da ética e da política, dando curso ao seu “sistema” e buscando a solução, que será política e pedagógica, conferindo ao Estado a tarefa ética de formar o cidadão. Nesse ponto, o pensamento do genebrino se aproxima muito do ideal platônico e o papel da educação, que é fundamental em Platão e também será para Rousseau.  
 
Palavras-chave: Ordem social legítima. Educação. Cidadão.

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Publicado

2017-10-17

Como Citar

Alves Vento, M. (2017). A EDUCAÇÃO COMO TAREFA ÉTICA DO ESTADO NO PENSAMENTO DE JEAN JACQUES ROUSSEAU. Vida De Ensino (ISSN 2175-6325), 1(1). Recuperado de https://periodicos.ifgoiano.edu.br/vidadeensino/article/view/409

Edição

Seção

Artigos