História Política de Goiás, o governo de Pedro Ludovico Teixeira e a Dominação Tradicional
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i2.73Resumo
RESUMO: A presente comunicação tem por objetivo verticalizar estudos que possam dialogar com o conceito de “coronel”figura política que atuou no Brasil desde a formação da guarda nacional, e co-relacionar esse conceito na modernidade através de práticas políticas que definem um coronel, não necessariamente o proprietário de terras (coronel fazendeiro), mas todas as práticas que colocam os chefes políticos em contato com os mecanismos de detenção do poder. Nesse caso, pretende-se observar esse fenômeno na figura de Pedro Ludovico Teixeira, que soube usar a modernidade como prática de dominação carismática mas, não deixando de lado a dominação tradicional que utiliza a força física e psicológica na dominação, bem como a força legal (na perspectiva de Weber).
Referências
CAMPOS, Francisco Itami,” Coronelismo em Goiás”.Goiânia. 1 reimpressão, ed.UFG, 1987. 141 pag.
CARONE, Edgard. “A República Velha” I. 4 ed.. São Paulo: Difel, 1978. 198 pag.
CARVALHO, José Murilo de.” Pontos e Bordados”. Escritos de historia e política. Belo Horizonte: Editora UFMG. 1998. 460 pag.
CHAUL, Nars Fayad. “Caminhos de Goiás da Construção da Decadência aos Limites daModernidade. Goiânia: UFG, 2. ed, 2001. 253 pag.
ESTEVAM, Luis. “O Tempo da Transformação: estrutura e dinâmica da formação econômica de Goiás. Ia, Ed. do Autor, 1998. 368 pag.
FAORO, Raymundo. “Os Donos do Poder” – formação do patronato política brasileiro. 9 ed.São Paulo: Globo, 1991. 913 pag.
FAUSTO, Boris. “A Revolução de 1930”. Brasil em Perspectiva. 19 ed. Rio de Janeiro:BERTRAND BRASIL S.A, 1930. 160 pag.
LEAL, Victor Nunes. “Coronelismo, Enxada e Voto- o município e o regime representativo no Brasil. 5. Ed. São Paulo: Alfa-Omega, 1976. 444 pag.
MACHADO, Maria Cristina Teixeira. “Pedro Ludovico: um tempo um carisma uma história”. Goiânia, UFG. 1930. 245 pag.
PALACIN, Luis; CHAUL, Nars Fayad; COSTA, Juarez. “História Política de Catalão”.Goiás: UFG, 1994. 289 pag.
PANG, Eul-Soo. “Coronelismo e Oligarquias” – 1989-1945. Rio de Janeiro: Civilização brasileira S.A., 1979. 269 pag.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. “O mandonismo local na vida política brasileira ”. São Paulo, Alfa-Omega, 1976. 230 pag.
SILVA, Ana Lúcia da, “A Revolução de 30 Em Goiás” – Tese de Doutoramento apresentada ao departamento de Historia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 1982. 138 pag.
SILVEIRA, Px. “Pedro Ludovico, A Saga da Construção de Goiânia no coração do Brasil”.Brasília. Ed. Senado Federal. 2001. 139 pag.
TEIXEIRA, Pedro Ludovico. “Memórias”. Goiânia, Cultura Goiana, 1973. 138 pag.
WEBER, Max, “Economia e Sociedade” – ed. México, Fondo de Cultura Econômica,1969. 596 pag.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).