Avaliação de Operadores e Técnicos de manutenção de máquinas agrícolas no setor canavieiro
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i3.68Resumo
A manutenção de máquinas agrícolas é essencial para que estas permaneçam em condições de usar todo o seu potencial nas operações que as mesmas forem submetidas. Pode ser considerado um conjunto de procedimentos que visa manter o equipamento nas melhores condições de funcionamento. A falta ou o excesso causam danos à máquina. Considerando-se a importância do problema, o presente trabalho analisou a regularidade da manutenção das máquinas e implementos agrícolas de uma empresa agroindustrial do setor sucroalcooleiro e também avaliou a condição técnica dos operadores e dos responsáveis pela manutenção. Os resultados mostraram que existe a necessidade de aprimorar e atualizar conhecimentos tanto dos operadores quanto dos técnicos. Na maioria dos itens avaliados ocorrem erros na execução de operação em alguma parte do processo. Há a necessidade de investir em ensino (nível médio e superior) e treinamento para qualificação dos funcionários. Também existe a necessidade de profissionais qualificados para o gerenciamento das máquinas no setor agrícola (campo) e no setor de manutenção (oficina).
Referências
ABNT - Associação Brasileira De Normas Técnicas. (1994). NBR 5462: Confiabilidade e mantenabilidade - terminologia. Rio de Janeiro.
Monteiro, L.A.; Lanças, K.P. (2007). Planejamento da manutenção de tratores agrícolas. Revista Agrimotor, São Paulo. Disponível em: <http://www.revistaagrimotor.com.br:80/noticias/print.asp?artid=208>. Acesso em: 19/02/20013.
SENAR - Serviço Nacional De Aprendizagem Rural. (2004). Trabalhador na operação e na manutenção de tratores agrícolas. Curitiba: SENAR-PR.
Silveira, G. M. (2001). Os cuidados com o trator. Viçosa: Aprenda fácil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).