DA EXCLUSÃO A INVISIBILIDADE: A EDUCAÇÃO DOS NEGROS GOIANOS 1830-1930.
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i13.658Palavras-chave:
negros - educação - GoiásResumo
O objetivo da pesquisa foi identificar o projeto político educacional da população negra goiana no período de 1830-1930. Os dados são oriundos de três fontes principais, a legislação educacional do período, o jornal Correio Official de Goyaz, periódico de maior circulação na época e dos relatórios dos presidentes da província. Os dados explicitam que estiveram dispostos nas páginas do jornal discursos e atos governamentais e na própria legislação educacional ações que sinalizaram um “projeto educacional” para a população negra. Entre elas é possível mencionar: debates sobre a falta de instituições que abrigassem filhos de escravas; apontamentos sobre as dificuldades práticas para a efetivação da educação dessa população; atos de incentivo fiscal para os benfeitores das instituições destinadas a educação dos ingênuos, e atos de autorização e criação dessas instituições e
algumas esparsas ações nesse sentido. Por outro lado, mostraram uma completa ausência de preocupação com a educação no período pós-abolição.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).