ASSOCIAÇÃO ENTRE OBESIDADE E ESTRESSE CRÔNICO: UMA REVISÃO SOBRE ASPECTOS COMPORTAMENTAIS, BIOQUÍMICOS E HEMATOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i9.609Resumo
O modo de vida da sociedade contemporânea tem favorecido o hábito de possuir uma alimentação baseada em alimentos de grande teor calórico e que sejam de rápido preparo ou obtenção/consumo. Assim, os alimentos hipercalóricos que compõe a conhecida dieta de cafeteria associados aos hábitos sedentários têm refletido no crescimento constante dos percentuais de habitantes com sobrepeso e obesidade. A obesidade causa uma série de condições deletérias de saúde, aumentando o risco de morte e a mortalidade dos obesos. Contudo, a obesidade deve estar associada a outras patologias nos dias atuais, nos quais as pessoas vivem grande pressão social e uma dinâmica acelerada cotidianamente. O estresse crônico tem acumulado estatísticas negativas de forma semelhante à obesidade, sendo precursor de muitos quadros graves de saúde com forte impacto psicossocial. Dessa forma, a associação entre estas condições deve ter grande prevalência e as discussões e estudos sobre as duas condições associadas nos mesmos indivíduos devem ser valorizadas e encorajadas, a fim de conhecer se existe sinergismo entre as condições ou como elas interagem nos portadores. Esta revisão discute sobre os aspectos já conhecidos dessa associação e frisa algumas lacunas que necessitam de avaliações controladas para avançar sobre os efeitos da associação entre a obesidade e o estresse crônico, ambos com grande potencial deletério na saúde humana.Publicado
2018-03-21
Como Citar
Estrela, D. da C., & Mendes, B. de O. (2018). ASSOCIAÇÃO ENTRE OBESIDADE E ESTRESSE CRÔNICO: UMA REVISÃO SOBRE ASPECTOS COMPORTAMENTAIS, BIOQUÍMICOS E HEMATOLÓGICOS. Multi-Science Journal, 1(9), 41–50. https://doi.org/10.33837/msj.v1i9.609
Edição
Seção
Outras Áreas do Conhecimento
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).