DÉFICIT NUTRICIONAL EM RATOS WISTAR
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i4.602Resumo
A desnutrição causa diversos tipos de alterações, síndromes e doenças, afetando de forma generalizada ou não, vários parâmetros do indivíduo. Diante disso, o presente estudo objetivou avaliar os efeitos da restrição alimentar, em curto prazo, sobre parâmetros físicos, bioquímicos, hematológicos e histológicos em ratos Wistar. Para isso, fêmeas adultas com aproximadamente 90 dias de idade foram submetidas ao processo de restrição alimentar utilizando uma dieta contendo 6% de proteína. Já os animais do grupo controle foram aqueles alimentados com dieta comercial padrão contendo 19% de proteína. Após o estabelecimento da desnutrição, indicada pela diferença entre as massas corpóreas dos animais estudados, estes foram submetidos à eutanásia, tendo sido avaliada a massa absoluta e relativa do fígado, baço, coração, pâncreas, cérebro, rins e pulmões e glândulas suprarrenais, parâmetros bioquímicos e hematológicos, assim como a histologia do baço, fígado e rins desses animais. Os animais do grupo desnutrição apresentaram diminuição da concentração de leucócitos, triglicérides e lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL) e maior massa relativa do fígado, com presença de alterações histopatológicas incipientes quando comparados com os respectivos controles. Estes dados sugerem que a restrição alimentar, em curto prazo, é capaz de induzir o quadro de desnutrição e ocasionar sinais de alterações no fígado, mas não ocasiona alterações bioquímicas e hematológicas generalizada.Downloads
Publicado
2018-03-18
Como Citar
Estrela, D. da C., Carvalho, C. G. de, & Guimarães, A. T. B. (2018). DÉFICIT NUTRICIONAL EM RATOS WISTAR. Multi-Science Journal, 1(4), 74–82. https://doi.org/10.33837/msj.v1i4.602
Edição
Seção
Outras Áreas do Conhecimento
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).