PERFIL E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES ATUANTES NO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE MUNICÍPIOS DA MICRO-REGIÃO DE PIRES DO RIO – GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i1.597Resumo
O presente estudo buscou caracterizar o perfil e analisar as percepções de professores atuantes no ensino de Química em instituições de ensino (público e particular) dos municípios de Pires do Rio, Urutaí, Orizona e Ipameri, localizados no Sudeste goiano. Participaram da pesquisa 10 professores que responderam a um questionário estruturado com questões objetivas e discursivas. Os resultados obtidos apontam para um público majoritariamente masculino, há um percentual significativo de professores atuando no ensino de Química sem formação especifica (Licenciatura em Química) (70%) e, em sua maior parte, não possuem pós-graduação. Mais da metade da amostra pesquisada realiza jornada de trabalho estendida e leciona em escolas e turnos variados. Em relação às dificuldades apontadas, a falta de apoio pedagógico, ausência de uma política de valorização do professor, desprestígio social e escassez de material pedagógico foram as mais citadas pelos docentes. Os dados obtidos neste estudo são importantes, pois subsidiam a definição de políticas regionais orientadas aos anseios e necessidades dos educadores investigados e a realidade das escolas visitadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).