CONTRUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA COM RECURSO DE ÁUDIO ADAPTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i12.586Palavras-chave:
Ensino de Química, Tabela Periódica, Tecnologias de Informação e Comunicação, Deficientes Visuais.Resumo
A revolução tecnológica provocou uma rápida mudança na forma de estudar das pessoas. Ensinar e aprender em um cenário em que as Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitam disponibilizar informações das mais diferentes áreas do saber tornou-se um desafio para professores e alunos. É ainda mais desafiador quando o professor de escola de ensino regular depara-se em sua sala de aula com estudantes com deficiência visual. Buscando proporcionar o acesso aos conteúdos Químicos para alunos com deficiência visual que o presente artigo apresenta a elaboração, criação e utilização de uma Tabela Periódica Interativa (TPI) com recurso de áudio adaptada para o ensino de Química a estudantes com deficiência visual (DV). Após a execução do projeto e coleta de dados, foram obtidos resultados significativos para a compreensão e o entendimento do tema em foco, como, por exemplo, a inserção da TPI no processo de ensino de aprendizagem de um aluno DV e, também, a contribuição da TPI para reforçar algumas características particulares dos elementos químicos. Percebeu-se que o recurso didático desenvolvido contribuiu de maneira muito positiva no ensino do tema e, ainda, que apresenta grande potencial para ser aprimorada e aplicada em diferentes níveis de ensino.
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