O Ensino de Química através de Histórias e Quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.567Resumo
A aprendizagem de química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e para isso‚ as contextualizações dos conteúdos são de extrema importância‚ como fator motivacional e para a construção do conhecimento de uma forma holística. Sendo assim‚ nas aulas de química‚ ou de qualquer outra disciplina‚ podem e devem ser aplicados estratégias ou métodos alternativos às aulas expositivas tradicionais‚ com vistas a despertar no educando o interesse ou a vontade de aprender o que é proposto em sala de aula. Isso inclui experimentos‚ aulas de campo‚ jogos‚ brincadeiras‚ etc. Portanto‚ deve ser preocupação constante do professor descobrir recursos para despertar no discente o desejo de aprender e fazê-lo compreender a importância de estudar aquilo que está proposto no currículo Utilizou-se o método de pesquisa-ação que é desenvolvido por meio de observações diretas e indiretas das atividades aplicadas para o grupo estudado e a pesquisa bibliográfica como fundamentação teórica. No desenvolvimento do conteúdo em sala de aula foi aplicado um pré-questionário com o intuito de analisar os conceitos que os alunos já tinham em mente em relação a fenômenos físicos e químicos e termoquímica. Logo após o pré-questionário, toda a temática do conteúdo em questão foi revisada, com isto foi possível sanar possíveis dúvidas que ainda restavam sobre o mesmo conteúdo perante aos alunos. Ao final responderam novamente o mesmo questionário, sendo ele agora chamado de pós-questionário. Então foi possível concluir que ao lerem o gibi e ao tirarem suas dúvidas, os alunos obtiveram um aprendizado maior. Pode-se observar a importância da experimentação na ciência, levam a três tipos básicos de resposta: as de cunho epistemológico, que assumem que a experimentação serve para comprovar a teoria, revelando a visão tradicional de ciências; as de cunho cognitivo, que supõem que as atividades experimentais podem facilitar a compreensão do conteúdo; e as de cunho moto-vocacional, que acreditam que as aulas práticas ajudam a despertar a curiosidade ou o interesse pelo estudo da química. Este trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições do gênero Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Ciências mais especificamente para o estudo de Química.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).