Importância da educação ecológica na preservação de espécies encontradas no meio urbano no âmbito do subprojeto de Ciências Biológicas do Pibid/IF Goiano - Campus Urutaí

Autores

  • Fernando Wilson De Morais Dourado et al. Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí (GO, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.559

Resumo

A convivência entre seres humanos e animais tornou-se algo comum, visto que o meio urbano está progredindo sob os habitats dos animais, fazendo com que os mesmos passem a aparecer com mais frequência nas residências urbanas. Diversas espécies, são vistas como invasoras ou perigosas para humanos, ocasionando sua morte sem motivo, impedindo-as de exercer seu papel em manter o equilíbrio de interações. Partindo deste princípio o projeto proposto por estudantes bolsistas Pibid apresenta espécies típicas da região, que se manifestam com maior frequência no mesmo ambiente que humanos. Crianças de nove a quatorze anos de idade do centro de convivência localizado na cidade de Pires do Rio Go foram questionadas sobre quais espécies já viram, e qual o motivo de resistência. Como intuito de passar as crianças uma conscientização ecológica e importância da interação entre espécies para os seres humanos. Foi proposto as crianças que selecionassem uma espécie que possuíssem mais afinidade, e que se idealizassem no lugar do animal escolhido, usando os artefatos possíveis na condição de animais, e que deveriam se defender das ameaças causadas pelos humanos. Foi dado uma folha de papel em branco, para que cada criança pudesse desenhar, o animal escolhido. E que desenhassem, o modo escolhido para se defender dos humanos. Observaram que as crianças trouxeram uma bagagem de experiência, desfavorável em relação aos animais, considerando que esse comportamento das crianças vem da cultura e de falta de informação e medo. A resistência obteve diminuição significativa, pois foi apresentado as crianças a imensa importância das espécies abordados às crianças, tendo em vista que alguma espécie possui grande risco outras não, variando de espécie para espécie. Dos desenhos as crianças se dispuseram com a criatividade e se idealizarem em uma situação de perigo, algumas deixaram bem definido o ponto de vista sobre a ameaça que os humanos causam à natureza. Foi possível notar que o principal responsável pela rejeição das crianças e de falta de conhecimento, e, contudo, desconhecem os reais e fatais perigos de cada, e colaboração para o equilíbrio, e consequentemente interações ecológicas, podendo interromper ciclos doenças que atingem os seres humanos.

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Publicado

2018-02-04

Como Citar

Dourado et al., F. W. D. M. (2018). Importância da educação ecológica na preservação de espécies encontradas no meio urbano no âmbito do subprojeto de Ciências Biológicas do Pibid/IF Goiano - Campus Urutaí. Multi-Science Journal, 1(11), 15. https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.559