Aprendendo sobre Saúde e Meio Ambiente pelas lentes microscópicas: um relato de experiência vivenciado por bolsistas do PIBID/Biologia do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Urutaí
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i11.553Resumo
O presente trabalho teve como objetivo geral, oportunizar a estudantes do primeiro ciclo do ensino fundamental de uma escola carente, metodologias ativas de ensino-aprendizagem voltadas à temática Saúde e Meio Ambiente, promovendo concomitantemente a popularização da Ciência neste nível educacional. A partir da elaboração de atividades lúdicas e dinâmicas, baseada na concepção das metodologias ativas de ensino-aprendizagem crianças de uma escola carente da cidade de Pires do Rio (sob tutoria de estudantes do PIBID/Biologia e do ensino médio do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí e professores colaboradores, devidamente capacitados), participaram de três diferentes atividades intituladas: “Que água posso beber?”, “Conhecendo o estrago causado pelas queimadas nas plantas” e “Quem é o Aedes aegypti?”. A partir das atividades desenvolvidas, notou-se grande empolgação das crianças participantes do projeto (ensino fundamental), sobretudo, considerando suas precárias condições socioeconômicas e carências familiares; aumento do interesse das crianças pela ciência e tecnologia, sobretudo, a partir do contato direto com equipamentos e procedimentos científicos; pôde-se oferecer aos professores das crianças participantes a oportunidade de experimentar metodologias ativas de ensino-aprendizagem desenvolvidas especificamente para assuntos voltados à Saúde e Meio Ambiente que podem ser replicadas ou aprimoradas em outras ocasiões envolvendo suas práticas docentes. Além disso, foi possível contribuir com o processo de educação permanente em saúde, implementado no Sistema único de Saúde, ao desenvolver na escola ação educativa específica ligada à identificação do vetor Aedes aegypti e sobre as doenças que podem ser transmitidas pelo inseto; bem como contribuiu para o processo de popularização da Ciência na escola carente foco deste projeto ao oferecer às crianças o contato direto com microscópios ópticos binoculares, trinoculares (com câmera acoplada), estéreo microscópios, bem como técnicas histológicas normalmente utilizadas apenas em laboratórios de pesquisa científica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).