Caracterização e influência da sazonalidade na geração de resíduos sólidos em Urutaí-GO
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i1.52Resumo
A inexistência de um modelo apropriado de gestão para os resíduos sólidos urbanos nas prefeituras tem criado sérios problemas, os quais comprometem o meio ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida da população. Uma gestão adequada se inicia com a determinação das características dos resíduos gerados “in loco” para que se possa realizar um planejamento eficaz, uma vez que dados de literatura podem não corresponder à realidade local. Assim, neste trabalho, objetivou-se determinar as características quantitativas e qualitativas dos resíduos sólidos produzidos no município de Urutaí-GO, bem como estudar o efeito da sazonalidade populacional e valoração destes resíduos. De acordo com os resultados, verificou-se que os resíduos gerados apresentam caracterizas diferenciadas em relação aos valores recomendados em literaturas, bem como sofre grande efeito de sazonalidade em virtude da sua população flutuante e, a coleta seletiva seria autossustentável, aumentando a vida útil do lixão municipal.
Referências
AZEVEDO, N. J. M. Manual de saneamento de cidades e edificações. São Paulo: Editora Pini, 1995. 229p.
DIAS, G.F.D. Educação Ambiental: Princípios e Praticas. São Paulo. 9 ed. Editora
GAIA, 2004.552p
GOMES, F. P. A.; MAIA, B. J.; REZENDE, A.; BARBOSA, S. L. Plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos. Ouro Preto, 2007. 267 p.
IBAM. Manual de Gerenciamento Integrado de resíduos sólidos. Coordenação técnica Victor Zular Zveibil. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. 204p.
INSTITUTO BRASILEIRO de Geografia e Estatística – IBGE. IBGE cidades 2007. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm1> Acesso em 04/02/2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).