Entre desafios e possibilidades: a Cultura Popular na Historiografia.
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i1.41Resumo
Este artigo procura abordar em primeiro lugar o lugar dos conceitos de Cultura Popular, enfocando as dificuldades de definições e a pluralidade de conceitos. Em um segundo momento procurar-se-á estabelecer uma relação entre os estudos culturais e a questão da luta de classes. Em um terceiro momento, procurar-se-á desenvolver uma breve reflexão sobre os meios e as mediações culturais a partir do processo das indústrias culturais. Em um último e breve esboço, este trabalho procurará a partir de Amadeu Amaral, colocar em discussão a atuação dos folcloristas e suas atuações dentro da temática cultural, sobretudo no Brasil.
Referências
Amaral, Amadeu. Tradições Populares. São Paulo: HUCITEC, 1982
Burke, Peter. Cultura popular na idade moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Canclini, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2003.
Ginzburg, Carlos. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das letras, 1987.
Hall, Stuart. Da diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
Martin-Barbero, Jesus. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
Martin-Barbero, Jesus. América Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social. In: SOUSA, Mauro Wilton (org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense,2002.
Teixeira, Aloísio. Crise de hegemonia e desestruturação da ordem econômica mundial. In: Contexto Internacional, Rio de Janeiro, Vol. 14, n.1, Jan/Jun 92, p. 55-73.
Thompson, E. P. Costumes em Comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).