ENSINAR, PRODUZIR E APRENDER HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.33837/msj.v1i6.350Palavras-chave:
Livro didático Ensino de História Colonização AméricaResumo
Este texto procura refletir sobre a tríade ensinar, produzir e aprender história, considerando os desafios e as possibilidades do uso do livro didático no Ensino de História. Para esta reflexão, nos pautamos na análise da coleção A Escrita da História, mais especificamente, o Capítulo 8: O velho e o Novo Mundo sob duas majestades: o Rei e o Papa, do volume 1 desta coleção, elaborado por Flavio de Campos e Regina Claro e destinado às turmas de 1º ano do Ensino Médio. Ao analisarmos o material, foi possível constatar uma proposta diferenciada, que não mantém o foco no volume de informações e conteúdos, mas numa formação analítica e questionadora por parte dos estudantes, sendo os conteúdos abordados de forma sucinta. Tomamos como embasamento para este estudo os escritos de Bittencourt (1993), Chartier (2001), Oliveira et al (1984), Zacheu (2015), entre outros.
Referências
Bittencourt, C. M. F. (1993). Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese de doutorado. São Paulo: Faculdade de Educação da USP.
Bittencourt, C. M. (Org.). (2002). O saber histórico na sala de aula. 7 ed., São Paulo: Contexto.
Bloch, M. (2001). Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar.
Campos, F. de.; Claro, R. (2010). A Escrita da História 1. 1 ed. São Paulo: Escala Educacional (Coleção a Escrita da História).
Chartier, R. (Org.). (2001). Práticas de leitura. 2ºed. São Paulo: Estação liberdade.
Fernandes, M. C. (2011). Vinte e cinco anos do PNLD: uma trajetória de negociações entre política educacional e econômica. Anais do VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória: SBHE/UFES, p. 1-14.
Oliveira, J. B. A.; Guimarães, S. D. P.; Bomény, H. M. B. (1984). A política do livro didático. São Paulo: Summus.
Peres, E.; Vahl, M. M. (2014). Programa do livro didático para o Ensino Fundamental do Instituto Nacional do Livro (PLIDEF/INL, 1971-1976): contribuições à história e às políticas do livro didático no Brasil. In: Revista Educação e Políticas em Debate. 3, n.1, jan./jul. 2014. p.53-70.
Rüsen, J. (2001). Razão histórica: teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: UnB.
Schmidt, M. A.; Barca, I.; Urban, A. C. (2014). Passados possíveis: a educação histórica em debate. Ijuí: Unijuí.
Silva, M. A. (2012). A fetichização do livro didático. Educação e Realidade, v. 37, n. 3, set./dez. de 2012, p. 803-821.
Zacheu, A. A. P. (2015). O livro didático e o ensino de história em uma escola pública situada no interior. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).